10 benefícios da corrida para mulheres com mais de 40 anos


Depois dos 40 anos de idade não tem como não se considerar uma mulher jovem, na flor da idade e em excelente forma para começar a correr. Ainda que nunca tenha corrido, a prática do running é duplamente benéfica para pessoas que entram na segunda metade da ternura dos 40. Além de potenciar o ganho de anos de vida, apostamos que se vai sentir cada vez mais jovem.

Juntámos 10 benefícios que talvez não conheça:

1 – Se só agora começou a praticar desporto, vai sentir-se mais viva e animada do que nunca. Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research chegou à conclusão que as mulheres de meia-idade sedentárias começaram a sentir-se mais saudáveis, mais fortes psicologicamente e menos cansadas que os homens da mesma idade e condição depois da sua primeira sessão de exercícios.

2 – Correr ajudá-la-á a manter o peso quando chegar à menopausa, ou até mesmo se já tiver passado por esta fase.

3 – Os impactos ao solo que se produzem enquanto corre são convertidos em algo muito recomendável para manter bons níveis de densidade óssea, capazes de prevenir a osteoporose.

4 – Correr faz aumentar os níveis de colesterol HDL (o colesterol “bom”) e diminui o nível de colesterol LDL (considerado “mau”), prevenindo os desequilíbrios nos níveis de lípidos no sangue que habitualmente aparecem associados às alterações hormonais causadas pela menopausa.

5 – Praticar corrida também é bastante benéfico para a atividade cerebral. Melhora a capacidade cognitiva e atrasa a perda de memória associada ao avançar da idade.

6 – A atividade física facilita o equilíbrio mental e ajuda a combater depressões, stress e ansiedade, problemas muitas vezes associados a alterações hormonais.

7 – A partir desta idade começa a ter mais dificuldades em dormir. Os motivos não se devem apenas às hormonas. As responsabilidades de uma “vida dupla”, dentro e fora de casa, também influenciam este tipo de insónias. As boas notícias é que depois de uma boa corrida, descansar é bastante mais fácil e revigorante.

8 – Uma passada suave é o melhor remédio de anti envelhecimento. Facilita a eliminação de toxinas através dos fluídos desperdiçados enquanto corre, e estimula a renovação celular, melhorando o aspeto da pele. Além disso, melhora bastante a autoestima, fator muito importante para se sentir bonita e confiante.

9 – Correr mantém e melhora a atividade sexual em qualquer momento da vida.

10 – O running pode ajudá-la a preencher várias lacunas na sua vida, como por exemplo quando os seus filhos saem de casa para ir estudar ou, simplesmente, quando entra na idade da reforma.

Fonte: runnersworld.pt