13ª CORRIDA BENFICA ANTÓNIO LEITÃO / Classificações e Fotografias

No dia 8 de Abril de 2018, pelas 10:30 deu-se a 13ª Corrida do Benfica António Leitão com uma participação estrondosa de mais de 13 mil participantes.

 

A aminhacorrida esteve presente neste grande evento, a prova teve um percurso com 10 km de distância, com partida na Avenida Marechal Teixeira Rebelo, junto ao Hospital da Luz e com direito a passagem pelo interior do Estádio da Luz, a meta esteve localizada na Praça Centenário no Estádio do SL Benfica. O percurso teve uma subida máxima de 97 metros e com uma altitude máxima de 104 metros. Sem vento nem chuva durante o percurso, a dificuldade prendeu-se em algumas partes onde o declive era notório mas sem visibilidade do mesmo. Após a entrada nas garagens onde os cânticos “SLB” faziam-se sonar eis que a entrada no Glorioso se fez com algo que só passando por lá é que se sente.

A zona de partida esteve dividida em diferentes blocos que corresponderam ao ritmo de cada atleta, ELITE , SUB40, SUB50,SUB60 e +60min.
A ordem de partida dos diferentes blocos foi efectuada dentro do previsto com os seguintes horários:

1ª VAGA 10H30 ELITE E SUB40 MIN
2ª VAGA 10H35 SUB50 E SUB60 MIN
3ª VAGA 10H40 +60MIN
4ª VAGA 10H45 CAMINHADA

Pontos positivos:

– Ter diferentes blocos é uma mais valia pelo facto dos atletas poderem correr com uma distancia de segurança e não haver um aglomerado de pessoas durante o percurso.

– Abastecimento de agua, o mesmo foi prestado em 3 localizações durante o percurso e no final.

Pontos a melhorar:

– A organização tem que melhorar a forma como é atribuida os blocos de partida, alguns atletas ficaram com o dorsal atribuido +60min mesmo quando atempadamente efectuaram a inscrição com prova dada dos tempos respectivos, não obstante a administração no próprio dia rectificou a anomalia sem levantar objecções.

– Apresentação dos resultados online no momento através de sms ou do site como é feito já em bastante provas da modalidade em todo o país

Na prova dos 10 km, os benfiquistas Rui Pinto (1.º), André Pereira (2.º) e Ricardo Ribas (3.º) preencheram os lugares do pódio no sector masculino. Silvana Dias (1.ª) Filipa Moutinho (2.ª) e Dulce Félix (3.ª) conquistaram as principais posições no feminino

Dar os meus parabéns a todos os atletas especialmente ao Carlos Lopes, Luis Salgado, Margarida Amaro e Jorge Amaral pela prestação magnifica.

Da minha parte Emanuel Martins não podia ter corrido melhor, com uma média de 4:45 min/km, consegui bater o meu recorde pessoal e terminei a prova com um tempo excelente de 47:36.

Agradecimentos:
#Xistarca
#decathlonportugal
#cefad
#aminhacorrida
#myprotein

 

Cronica Margarida Amaro /Atleta Aminhacorrida

O dia prometia chuva e frio, de acordo com as previsões meteorológicas. Mas o sol quis garantir a festa e dar o seu ar de primavera, permitindo aos participantes usufruir em pleno da prova. Foi a primeira vez que fiz a corrida do Benfica, 10km. E como boa benfiquista que sou, o entusiasmo de saber que ia correr dentro do estádio era bastante grande. Ver toda a mancha vermelha de corredores que se juntaram na zona do Colombo, para a partida às 10h30, ainda mais aumentou a sensação de felicidade de fazer esta corrida de 10km. A partida foi à hora. Primeiro a elite e os sub40. De onde saíram o Carlos e o Luís.

Depois, menos de 5 minutos depois, os sub50, de onde saí eu, seguidos dos sub60 e por fim os +60. As diferentes vagas em partidas faseadas permitiram esticar a corrente humana de participantes, evitando grandes atropelos típicos do início das provas e deixando-nos “respirar” nos primeiros km. Não é uma prova totalmente plana, de todo. Tem um percurso ondulante com subidas pouco acentuadas mas algo longas que exigem um pouco mais das pernas do que o normal, e isso sentiu -se bem na subida da Renault aos 6/7km de prova. Por volta do km4 fazemos a passagem pelo estádio!

Entoa-se “Benfica”, pisa-se a relva a medo, posa-se para os muitos fotógrafos que lá nos aguardavam (valeu o salto que dei, será que ficou registado?), e agradece-se o apoio de quem lá estava dentro a ver a prova. Nota 10 para os voluntários e para os pontos de água da prova (bem mais do que o usual nesta distância)! Os vários voluntários que, inclusivamente, procuraram afastar garrafas e tampas do meio do percurso para que não as pisássemos.

Parabéns à organização! Parabéns aos vencedores: ambos benfiquistas, Rui Pinto e Silvana Dias. Parabéns à #aminhacorrida! Eu? Falta saber o tempo oficial, mas o meu relógio “diz” que foi um RP aos 10km !

 

Classificações

 

Fotos

Oãoj Arietap

Luis Claro