44a Meia Maratona Internacional da Nazaré promove homenagem a Armando Aldegalega

O histórico maratonista do Sporting, Armando Aldegalega, vai ser a personalidade homenageada pela Meia Maratona Internacional da Nazaré, cuja 44a edição vai para a estrada no próximo dia 11 de novembro. A poucos dias de completar os 81 anos, o mais antigo maratonista no ativo em Portugal vem à Nazaré para dar apoio à mais antiga meia maratona do país! Antes do tiro de partida, Aldegalega será homenageado pela organização perante a massa de atletas, num momento que, em anteriores edições, prestou reconhecimento a colaboradores históricos da emblemática corrida da Nazaré, que continua a ser organizada por voluntários.

Nesta 44a edição, a organização aposta em algumas novidades, com o objetivo de dinamizar uma prova que, nos últimos anos, tem sofrido a concorrência de outras provas de atletismo.

Entre as novidades, a alteração da hora da prova. Uma antecipação de 30 minutos face ao horário habitual, para as 10:30 horas.

Outra inovação é a introdução de uma nova prova, a “1a Estafeta Meia a Meias”, que permite a inscrição de uma equipa de dois elementos, cada um correndo metade dos 21,097 kms da Meia Maratona, com passagem de testemunho aos 10,548 kms. O principal objetivo desta prova, que se junta às restantes fun-races inseridas na Meia Maratona da Nazaré (a 23a Volta à Nazaré, na distância de 10 kms, e a 13a Caminhada, com aproximadamente 6 kms), é dar a possibilidade de correr a distância da meia maratona em “dupla”, dividindo o esforço e partilhando o espírito de festa com amigos ou familiares.

O programa da 44a Meia Maratona Internacional fica completo com o regresso da “Meia do Futuro”. Esta prova, na sua 15a edição, volta a fazer parte do fim-de-semana de celebração do atletismo na Nazaré, abrindo a competição aos escalões de formação. A 15a Meia do Futuro, que se realiza na tarde de sábado, dia 10 de novembro, é uma organização conjunta da Meia Maratona Internacional da Nazaré e do Clube de Atletismo da Nazaré.

Para além destas provas, a Nazaré vai ainda receber, em simultâneo com a prova-mãe, o Campeonato Nacional de Veteranos de Meia Maratona da Associação Nacional de Atletismo Veterano e o Campeonato Distrital de Meia Maratona, da Associação de Atletismo de Leiria. Uma demonstração de

confiança destas entidades na capacidade organizativa da “Meia” da Nazaré e o reconhecimento do carisma que a prova continua a merecer entre os praticantes de corrida.

As inscrições na 44a Meia Maratona Internacional da Nazaré mantêm-se abertas até 7 de novembro, através do site https://lap2go.com/mm-nazare-2018.

Conhecida no mundo do atletismo como a “mãe” das meias maratonas em Portugal, a “Meia” da Nazaré foi a primeira a realizar-se no nosso país, em 1975. Atualmente, mantém o seu carácter popular, assumindo-se como uma das grandes festas do atletismo de estrada.