A tua forma fisica

Ao longo da nossa carreira temos constatado que se torna premente divulgar, a todos os níveis, os benefícios da prática regular do exercício físico e, muito especialmente, motivar o cidadão comum para o esforço físico executado gradualmente e consoante as suas aptidões. A forma mais directa para essa motivação deriva fatalmente dos processos palpáveis que as pessoas têm para ver efectivamente qual o seu grau de condição física.

Desta forma, apurámos uma fórmula para essa condição física geral, também conhecida por «Fitness)). Trata-se de uma fórmula válida para todas as idades, para todos os desportos e para todas as actividades. Assim, basicamente, poderemos apresentar a fórmula da seguinte maneira:

LUTAR CONTRA A IMOBILIDADE

A falta de exercício não é nenhuma fatalidade. Trata-se apenas de uma questão de disciplina pessoal pois, sem dúvida. todos poderão praticar , marcha ou a corrida, No fim, e como sabem, são é’ formas de exercício mais simples.

Estarem forma é, para já, sentir-se bem física e psiquicamente. Quanto à boa forma, é algo que se sente, é qualquer coisa como uma agradável sensação de bem estar permanente. Ela depende de três elementos: ENDURANCE + SOUPLESSE+ FORÇA_ Todos são importantes mas de uma maneira geral, para o homem normal, a que falta mais é a endurance. Deverá ser, pois, essa actividade que todos devem estar preocupados em melhorar.

SOUPLESSE

A souplesse diminui com a idade. É normal que, com os anos, as pessoas comecem a sentir-se «enterrujadas» nas suas articulações. Isto manifesta-se principalmente ao nível da coluna vertebral e também nas ancas e nos ombros. Para desenvolver a souplesse é indispensável executar pequenos exercícios que mobilizem, sobretudo, as articulações mais visadas.

FORÇA

Aumentar a força não significa começar a «cobrim o corpo com grossas «postas» de músculos. Por exemplo, cada um deveria ser capaz de carregar o seu saco de montanha (campismo …) sem dificuldade. E principalmente não esquecer a
musculatura do tronco, que deve ser desenvolvida com o treino ..

ENDURANCE

A única fórmula para desenvolver a endurance consiste em executar esforços de uma certa duração.  Há muitas actividades físicas que cada um poderá escolher conforme os seus gostos …O essencial é activar, durante alguns minutos, o sistema circulatório e o coração em particular. E não é difícil, sem dúvida. Bastará, por exemplo, subir as escadas em. vez de utilizar o elevador para aqueles que não estão motivados para o desporto. Para os outros, a corrida reúne, sem qualquer dúvida, todas as condições particulares para um agradável e fácil exercício desportivo. Claro que, por vezes, outros desportos podem servir para variar um pouco, como seja saltar à corda, nadar, andar de bicicleta, jogar.

 OS EFEITOS DO TREINO

Muito resumidamente poderemos visualizar os benefícios de um treino regular nestes grandes onze aspectos:

– O coração é fortificado e a sua capacidade melhorada;
– O coração fica mais apto para um esforço maior, principalmente tendo em vista o «stressn diário;
– O desportista fica com mais reservas de energia;
-Assiste-se a uma diminuição da fadiga geral·
– Melhora-se a concentração; ,
– Há uma redução de peso, com tendência para o peso ideal;
– Melhor equilíbrio psíquico;
– Diminuição dos riscos de doença;
– Recuperação mais rápida depois de um esforço pouco vulgar;
– Energia sempre activa apesar do peso dos anos;
– Enfim, um prolongamento dos anos de vida activa.

COMO TESTAR A SUA FORMA?

A forma física pode ser melhorada em qualquer lugar: em casa, na floresta, no estádio, enfim, em todo e qualquer sitio, desde que a pessoa esteja motivada para isso. Claro que aos 20 anos deveremos ser capazes de melhores performances do que na altura da reforma. Igualmente, o. homem deverá também em situações normais, ser capaz de melhore ‘resultados do que a mulher. Foi precisamente depois de termos testado milhares de pessoas que pudemos determinar algumas normas válidas para os três grandes componentes da forma:

SOUPLESSE, FORÇA, ENDURANCE. Para tal, basta executar três testes bem simples e que não necessitam de material especial.
Uma chamada de atenção especial para Endurance cuja pontuação conta a dobrar pois, como. já afirmámos, a Endurance é mesmo essencial ao Homem.

TESTE 1:

SOUPLESSE (flexão do  tronco à frente)

Sentado ou em pé, sobre um pequeno muro ou um lance de escadas, faça uma flexão para a frente tendo os joelhos esticados. Alongando os braços, tente tocar nos pés ou mesmo chegar um pouco mais abaixo. Procure ir o mais longe possessível e meça a distância entre as pontas dos dedos e junta dos pés. Tendo em atenção a tabela anexa n.1, você poderá, muito  rapidamente, saber o seu grau de souplesse. Para evitar erros procure executar o teste mais de uma vez.

TESTE 2: FORÇA (suspensão braços flectidos) 

É uma fórmula simples para testar a sua força pois basta ficar suspenso com os braços flectidos  num tronco ou barra fixa. O peito deverá ficar à altura das mãos, mas não se deve apoiar na barra! Conte bem os segundos que é capaz de ficar esta posição. Uma consulta à tabela n.? 2 dar- -Ihe-á os pontos respectivos a que tem direito.

TESTE 3: ENDURANCE (corrida ou marcha durante 12 minutos)

Basta escolher um caminho na floresta que seja plano, um circuito à volta do seu bairro ou uma pista de atletismo e terá uma fácil possibilidade de saber o seu nível de Endurance. Você procurará correr ou andar a maior distância durante 12 minutos (mesmo principio do que o Teste de Cooper). Verifique o total de metros percorridos e uma comparação com a tabela n.°3 dir-Ihe-á a quantos pontos isso corresponde. No final não se esqueça que neste teste os pontos são a dobrar!

APRECIAÇÃO DA SUA FORMA

A pontuação de cada teste poderá proporcionar-lhe a seguinte reflexão:

  •  4 Pontos: As suas capacidades neste exercício estão nitidamente acima da média.
  • 3 Pontos: Poderemos dizer que a sua aptidão é boa.
  • 2 Pontos: As suas capacidades são ainda aceitáveis mas estão abaixo da média.
  • 1 Ponto: Você está nitidamente abaixo da média inaceitável.
  • Se somarmos os pontos dos três Testes chegaremos à seguinte apreciação global da sua forma:
  • 16-15 pontos: Encontra-se em excelente forma. Procure conservá-Ia treinando-se regularmente.
  • 14 a 11 pontos: A sua forma é boa. Contudo, ainda poderá melhorá-Ia!
  • 10 a 7 pontos: A sua condição não é das melhores. Falta-lhe movimento e Desporto. Procure os treinos mais regularmente. 
  • 6 a 4 pontos:-Você deveria preocupar-se com o seu corpo. Aprenda a treinar-se lentamente mas com perseverança!