Andorra Ultra Trail Vallnord comemora 10 anos

A 10.ª edição do Andorra Ultra Trail Vallnord terá lugar entre 3 e 8 de julho de 2018.  O AUTV ao longo da última década foi crescendo gradualmente, transformando-se no que é hoje – uma referência do trail running mundial. O evento é composto por 5 corridas de montanha e uma caminhada. A primeira a partir é a Eufòria (233km e 20 000m), e teve a sua primeira edição no ano passado, seguida da prova rainha a Ronda dels cims (173km e 13500m), depois a Mític (112km e 9700m), a Celestrail, (83km e 5000m)

Marató dels cims (42,5km e 3000 m) e por fim a caminhada solidária, Solidaritrail com 10km e 750m.

São esperados cerca de 2200 atletas de 47 países, sendo Portugal, depois de Espanha, França e Andorra, o país com o maior número de atletas. A prova com mais portugueses é a Maratona, seguida da Ronda dels Cims e da Mític, mas também a Eufória, o Celestrail e o Solidaritrail contam com portugueses.

Andorranos, espanhóis, franceses e portugueses continuam a representar o maior grupo de corredores, embora haja um número crescente de participantes de outras partes do mundo (mais de 500 em 2017). Além dos corredores dos Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Japão, países que sempre tiveram presença no Andorra Ultra Trail Vallnord, este ano também há corredores de Madagáscar, Paquistão e Tailândia, entre outros. Ao todo estarão presentes 47 nações.

O Andorra Ultra Trail Vallnord está agora firmemente no mapa mundial do trail running, com cinco corridas para todos os gostos nos picos mais altos do país dos Pirinéus. No ano passado, um recorde de 3200 corredores de 50 países participaram dos seis eventos.

Desde o início o evento têm-se esforçado para manter o espiríto competitivo, garantindo que todos os participantes tenham chances de testar os seus limites de resistência. Para isso os organizadores definiram cronogramas generosos para os eventos realizados em condições seguras e, garantindo o bem-estar dos participantes. Será um grande festival desportivo, mas também uma expressão dos valores e da cultura da montanha, como a hospitalidade a convivência, a autenticidade e o respeito pelo meio ambiente.

http://www.andorraultratrail.com/