“As 24 horas a correr de Mem Martins” – por Ana Amaro

Nos dias 5 e 6 outubro decorreu a 1ª edição da prova “ As 24 horas a correr de Mem Martins”. Este evento foi organizado pela Associação Desportiva Real Academia. Esta 1ª edição foi constituída por 4 provas: 24h, 12h, 6h e 3h. Realizou-se num circuito fechado com a extensão de 2100 metros dentro do Parque da Baía de Retenção de Águas do Algueirão.

Há já algum tempo que andava com a ideia de participar numa prova deste género mas faltava-me a coragem! No entanto, quando ouvi falar deste evento e ainda por cima tão perto de casa, decidi arriscar e participar nas 24 horas a solo. Havia também a possibilidade de a fazer em equipas de 4 elementos.

Por isso, no dia 5 de outubro lá estava eu e o meu marido, às 12 horas na linha de partida juntamente com mais 25 “ loucos” prontos a testar os nossos limites!

Partimos a um ritmo confortável e deparámo-nos com um percurso duro para uma prova com estas características. Uma parte do percurso tinha um pouco de desnível e o terreno era bastante acidentado ( pedras, buracos…).  A outra parte era maioritariamente constituída por alcatrão mas para “ facilitar” tinhas umas escadas, que ao fim de uns quilómetros começaram a fazer mossa nos nossos joelhos. Ao dar a primeira volta percebi logo que as 24 horas seguintes não iam ser fáceis!

Tirando o percurso acidentado e o calor abrasador que se fez sentir durante as primeiras horas de corrida, tudo o resto fez com que as longas 24 horas até passassem mais depressa do que eu supunha.

Esta foi uma prova feita por atletas para atletas e desde logo deu para perceber que tudo ia correr bem! E assim foi, a organização esteve sempre presente, quer a dar conselhos, quer a ajudar naquilo que podia e que estava ao seu alcance.  O senhor Francisco, o massagista, com o seu simpático e acolhedor sorriso, esteve sempre presente e preocupado em facilitar a vida dos atletas. As senhoras da cozinha sempre simpáticas e prontas a ajudar oferecendo-nos comida quentinha, chá, café, bolinhos… Tivemos a presença das forças de segurança e dos bombeiros durante as 24 horas. O abastecimento sempre composto com água, sumos, fruta ( a bela da melancia), batatas fritas, barras energéticas, géis, donuts, manhãzitos…  Um muito obrigado a quem teve a ideia do bidon gigante cheio de água muito fresca para bebermos e refrescar-nos nas horas de maior calor…Que dizer mais??? Uma 1ª edição pensada ao pormenor onde nada faltou aos atletas.

O público que estava a apoiar não era muito, mas se estavam lá 10 apoiantes ,estes valiam por 1000! A cada volta lá estavam eles sempre com uma palavra de incentivo.

Foram 24 horas de sacrifício e dor, mas também de festa, companheirismo, meditação, alegria, superação.  

Às 12 horas do dia 6, deu-se por encerrada esta festa que terminou de uma forma muito bonita com todos os atletas a cortar a meta atrás do grande vencedor, Francisco Mira Gaio.

A equipa Aminhacorrida/Myprotein participou com três atletas: Luís Matos, 3º da geral e 2º do escalão; Ana Amaro, 6ª da geral e 1ª do escalão; José Amaro 7º da geral e 4º do escalão.

A equipa agradece a parceria estabelecida e recomenda esta prova a todos os atletas que gostem de novas aventuras e de superar a si mesmo. Acreditem que nada vos vai faltar!