ASICS Gel-Kayano 25 – Review

O site www.aminhacorrida.com testou as sapatilhas “ASICS Gel-Kayano 25”, na cor branco/azul. No ano em que completaram 25 anos, as Kayano 25, foram apresentadas com algumas novidades e imagem renovada. Esta é uma marca notável para qualquer modelo de sapatilhas, só conseguindo manter esta longevidade com constantes actualizações. Este modelo, não é excepção.

Experiência / Testes

Como primeira impressão, achámos a cor espectacular. Não sendo grande adepto de paletes de cores “super vivas” ou “muito simples”, esta sapatilha é extremamente apelativa. A maior parte da sapatilha em branco glaciar, mas com o azul a “aparecer” e pequenos apontamentos de vermelho localizados. Este é, sem dúvida, um modelo que pretendo usar “fora das corridas”, numa vertente mais casual.É a sapatilha de topo da marca, no que respeita a estabilidade. Com 319 gramas, para o número 42, apresenta um excelente compromisso entre o peso e a tecnologia inserida. As GT-2000 6, testadas anteriormente, são ligeiramente mais leves.A primeira vez que calcei a sapatilha fiquei surpreendido com a forma como assenta no pé, sendo muito confortável, parecendo que já estavam feitas ao pé com algumas corridas. O suporte que sentimos no calcanhar transmite uma grande segurança, quase que temos a sensação que o calcanhar é abraçado pela sapatilha, ficando estável, mesmo em possíveis situações mais adversas.Malha interior

Continua a existir Gel na zona do calcanhar e a componente de amortecimento Dynamic Duomax, usado no amortecimento e capacidade de controlar a pronação excessiva. Estas tecnologias têm acompanhado a gama de estabilidade.

Como novas tecnologias apresentadas temos duas versões de Flytefoam, 55% mais leve que a tecnologia EVA,  Lyte e propel. Fytefoam Lyte, é utilizada na zona do calcanhar ajudando no amortecimento e no retorno de energia durante a corrida. Flytefoam propel, utilizada em toda a zona da zona da zona e incidindo em maior quantidade na zona da frente, maximiza o retorno da passada e torna a sola mais flexível e durável.

Esta tecnologia é uma nova espuma, baseada em EVA, mas misturada com fibras específicas que permitem produzir um material mais leve e com uma maior resistência, quando comparado com as tecnologias antecessoras. A redução do peso para as versões anteriores deve-se, quase na totalidade, a esta tecnologia.Exo Serra

A sola apresenta duas zonas de borracha, separadas pelo sistema “Guidance Trusstic”, em plástico (TPU) rígido, que promove a rigidez e o controlo. A “Guidance Line”, utilizada em diversos modelos da marca, é mantida. É constituída por borracha de carbono, mais resistente, na zona do calcanhar e uma borracha mais macia na parte da frente. Na zona do calcanhar a sola é feita  de ASICS High Abrasion Rubber (AHAR). Este material proporciona uma duração superior. Está incorporado na sola o Impact Guidance System (IGS), que é um sistema que proporciona uma transição natural a cada passo do atleta.Sola

Estas sapatilhas são aconselhadas para um atleta com algum nível de pronação (over-pronation), onde a parte interna do pé está em contacto quase total com o chão não existindo o arco do pé. A parte interna da sapatilha é constituída por componentes da tecnologia DUOMAX, apresentando uma rigidez extra, contrariando, ligeiramente, esse movimento.

Kayano OutsideA parte de cima, na frente da sapatilha, apresenta uma malha semi-elástica que se ajusta à necessidade do pé. Esta malha é extremamente respirável, e aparenta ser de fácil secagem. Apesar de ser bastante maleável, aparenta ser resistente. A sensação inicial é de extremo conforto, sendo a zona dos dedos mais espaçosa que o habitual, permitindo que não se sinta aquela sensação de aperto, durante a utilização da sapatilha. Esta sensação é muito idêntica à do modelo GT2000.Zona dos dedosA altura no calcanhar são 22mm e na frente 12mm, apresentando um drop de 10mm.Kayano BackNo calcanhar é usado um “exoesqueleto” em plástico robusto, que transmite a sensação de ser bastante estável. Mesmo tentando forçar a com a mão, esta parte da sapatilha não altera o formato. Esta componente poderia parecer que iria ser demasiado rígido, mas o pé fica extremamente confortável sem descurar a firmeza.Durante a corrida, conseguimos perceber que, sendo extremamente confortável , confere a segurança necessária.Kayano inside

Ficha técnica/Funcionalidades

 
FLUIDRIDE® MIDSOLE

ASICS FluidRide® disponibiliza a combinação entre o retorno da energia e um bom amortecimento, reduzindo o peso e apresentando uma boa durabilidade.

 
REARFOOT AND FOREFOOT GEL® TECHNOLOGY CUSHIONING SYSTEM

Atenua o choque, durante o impacto da corrida.

 
GUIDANCE LINE® MIDSOLE TECHNOLOGY

Linha condutora que permite ajudar na transferência da força, consistentemente, na fase de propulsão.

 
GUIDANCE TRUSSTIC SYSTEM™ TECHNOLOGY

Reforça a estrutura da sola, tornando-a mais sólida.

 
I.G.S® (IMPACT GUIDANCE SYSTEM) TECHNOLOGY

Permite que a corrida seja efetuada de uma forma mais natural, encorajando a sapatilha a trabalhar com o pé em vez de o tentar controlar.

 

AHAR™ and AHARPLUS™

Material com uma maioria resistência ao desgaste nos pontos de contacto com o pavimento.

 
DYNAMIC DUOMAX™ SUPPORT SYSTEM

Esta evolução melhora a estabilidade e o suporte, reduzindo o peso e aumentando o suporte.

 

Avaliação A Minha Corrida

A sapatilha transmite uma sensação de estabilidade incrível, dando uma confiança ao corredor e permitindo que as zonas de terreno mais instáveis sejam “atacadas” sem quaisquer receios. A capacidade de absorção dos materiais também é notável, quase que sentimos que parte do impacto não é transmitido para o pé/perna.

Não sendo um modelo de cariz reactivo, cumpre minimamente nos treinos mais rápidos.

Áreas avaliadas Pontuação (0-5)
Qualidade 4.8
Value of Money 4.7
Protecção e Conforto (Estabilidade/Amortecimento) 4.8
Performance (Resposta/Leveza) 4.8
Design/Estética 5
Tamanho/Ajuste 4.8
Pontuação Média 4.82

 Recomendarias a um amigo?

Sim, é uma excelente opção para quem necessite duma sapatilha que corrija a existência de pronação. Esta é uma das melhores sapatilhas para quem necessite de estabilidade e controlo durante a corrida. Excelente para longas distâncias.

Conselhos

  • Conselhos de manutenção, desaconselhamos fortemente a lavagem e a secagem na m
    áquina. Lavar com uma escova macia e água com um pouco de sabão, deixar secar ao ar livre. A palmilha é amovível para facilitar a secagem;
  • Conselhos de armazenamento, utilizar papel de jornal para absorver a humidade eventualmente presente entre 2 sessões de corrida.

Outras informações

Este é um teste de poucas semanas. Não é possível avaliar com toda a fiabilidade/garantia todas as características técnicas, nomeadamente as relacionadas com a manutenção das características e performance, bem como a durabilidade. No entanto, até à data, as sapatilhas estão como novas, após várias sessões de treino.

Preço do produto: 180€

Atleta: Floriano Silva