ASICS GT2000 6 Review

 

O site www.aminhacorrida.com testou as sapatilhas “ASICS GT-2000 6”, na cor preto/cinzento. Foram apresentadas, pela marca, como tendo sofrido um enorme redução no peso. Com 298gramas, para o número 43.5. No entanto, as vantagens não ficam somente por aqui.

Antes de conseguirmos testar as sapatilhas, fomos alvo de um roubo. Felizmente, conseguimos recuperar a tempo de fazer a nossa análise.

Primeira impressão / Unboxing

O modelo que testámos tem um padrão de cores baseado no preto e cinzento, com alguns componentes de cor branca. A primeira impressão é de que estas sapatilhas, quando comparadas com outros modelos ASICS, de estabilidade, são realmente mais leves.

Verifica-se a adição de uma componente de ventilação, na zona média interna do pé, o que permite aumentar a capacidade de respirabilidade do modelo. No entanto, verifica-se que a restante malha é muito respirável.

A zona do calcanhar apresenta-se muito sólida, permitindo uma rigidez e estabilidade de elevado nível.

Não é só apresentada como mais leve, mas com uma maior capacidade de amortecimento e retorno de energia, quando comparada com os modelos antecessores. A parte da frente foi desenhada para ser mais aberta, permitindo que os dedos fiquem acomodados, reduzindo as irritações. O upper é construído com uma malha espaçosa, com camadas fundidas. A altura no calcanhar são 22mm e na frente 12mm, apresentando um drop de 10mm.

Numa combinação de Flytefoam e EVA, foi desenvolvida a midsole, com gel visível no tornozelo e no meio, na zona da planta do pé. Esta tecnologia é cerca de 55% mais leve que a tradicional EVA. Isto significa maior amortecimento com uma sensação de leveza adicional, o que é procurado pela maior parte dos atletas. É a primeira vez que a tecnologia Flytefoam é utilizada neste modelo, ao contrário de outros modelos da marca, que já utilizam há mais tempo. Esta tecnologia é uma nova espuma, baseada em EVA, mas misturada com fibras específicas que permitem produzir um material mais leve e com uma maior resistência, quando comparado com as tecnologias antecessoras. A redução do peso para as versões anteriores deve-se, quase na totalidade, a esta tecnologia.

A sola é constituída por borracha de carbono, mais resistente, na zona do calcanhar e uma borracha mais macia na parte da frente. Na zona do calcanhar a sola é feita  de ASICS High Abrasion Rubber (AHAR). Este material proporciona uma duração superior.

Está incorporado na sola o Impact Guidance System (IGS), que é um sistema que proporciona uma transição natural a cada passo do atleta.

O sistema de aperto é constituído por buracos, excepto na zona central onde existem dois laços laterais que permitem um ajuste mais sólido ao pé, transmitindo a sensação de aperto e conforto, tornando a sapatilha no prolongamento do pé.

Estas sapatilhas são aconselhadas para um atleta com algum nível de pronação (over-pronation), onde a parte interna do pé está em contacto quase total com o chão não existindo o arco do pé. A parte interna da sapatilha é constituída por componentes da tecnologia DUOMAX, apresentando uma rigidez extra, contrariando, ligeiramente, esse movimento.

Experiência / Testes

As sapatilhas ASICS GT 2000 6 foram testadas por um corredor da equipa A Minha Corrida, em corridas de estrada e treinos, até 20Km de distância, maioritariamente em estrada e estradão de terra batida. No primeiro contacto, a sensação foi de um bom ajuste, existindo espaço suficiente para os dedos ficarem confortáveis. Este modelo sofreu um aumento na “caixa dos dedos”, permitindo que não exista a sensação de desconforto ou aperto, nessa mesma zona. A sensação de conforto não foi alterada durante os treinos e provas.

O amortecimento disponibilizado, à primeira sensação, pareceu ligeiramente mais firme que modelos anteriores e outros modelos da marca (Nimbus). Com o decorrer dos treinos e a habituação às sapatilhas, verificou-se que poderá estar relacionado com a nova tecnologia e que rapidamente houve uma adaptação, onde essa sensação desapareceu por completo, tendo sido substituída por uma boa sensação de corrida feita de forma suave, silenciosa e com um bom retorno de resposta na passada.

A zona de Lisboa, com subidas aos Miradouros, foi um dos ambientes de teste utilizado. Nesta zona existem zonas de pedra e calçada portuguesa que, quando conjugadas com a chuva, podem ser muito escorregadias. As sapatilhas tiveram um comportamento extraordinário, transmitindo a sensação de segurança e aderência durante o treino. Como se adapta muito bem ao pé, transmite uma sensação de estabilidade, sendo quase o prolongamento do pé. Com estas características, estas sapatilhas podem ser utilizadas em trails de curta distância, apresentando um bom comportamento.

Ficha técnica/Funcionalidades

 
FLUIDRIDE® MIDSOLE

ASICS FluidRide® disponibiliza a combinação entre o retorno da energia e um bom amortecimento, reduzindo o peso e apresentando uma boa durabilidade.

 
REARFOOT AND FOREFOOT GEL® TECHNOLOGY CUSHIONING SYSTEM

Atenua o choque, durante o impacto da corrida.

 
GUIDANCE LINE® MIDSOLE TECHNOLOGY

Linha condutora que permite ajudar na transferência da força, consistentemente, na fase de propulsão.

 
GUIDANCE TRUSSTIC SYSTEM™ TECHNOLOGY

Reforça a estrutura da sola, tornando-a mais sólida.

 
I.G.S® (IMPACT GUIDANCE SYSTEM) TECHNOLOGY

Permite que a corrida seja efetuada de uma forma mais natural, encorajando a sapatilha a trabalhar com o pé em vez de o tentar controlar.

 

AHAR™ and AHARPLUS™

Material com uma maioria resistência ao desgaste nos pontos de contacto com o pavimento.

 
DYNAMIC DUOMAX™ SUPPORT SYSTEM

Esta evolução melhora a estabilidade e o suporte, reduzindo o peso e aumentando o suporte.

 

Avaliação A Minha Corrida

Áreas avaliadas Pontuação (0-5)
Qualidade 4.8
Value of Money 4.6
Protecção e Conforto (Estabilidade/Amortecimento) 4.8
Performance (Resposta/Leveza) 4.8
Design/Estética 4.7
Tamanho/Ajuste 4.8
Pontuação Média 4.8

Recomendarias a um amigo?

Sim, é uma excelente opção para quem necessite duma sapatilha que corrija a existência de pronação. A sensação de estabilidade é excepcional.É uma excelente opção para um atleta que necessite de sapatilhas com muita estabilidade mas que não queira comprometer a performance.

Conselhos

  • Conselhos de manutenção, desaconselhamos fortemente a lavagem e a secagem na máquina. Lavar com uma escova macia e água com um pouco de sabão, deixar secar ao ar livre. A palmilha é amovível para facilitar a secagem;
  • Conselhos de armazenamento, utilizar papel de jornal para absorver a humidade eventualmente presente entre 2 sessões de corrida.

Outras informações

Este é um teste de poucas semanas. Não é possível avaliar com toda a fiabilidade/garantia todas as características técnicas, nomeadamente as relacionadas com a manutenção das características e performance, bem como a durabilidade. No entanto, até à data, as sapatilhas estão como novas, após várias sessões de treino.

Preço do produto: 139€

Atleta: Floriano Silva