Atletismo e o Fitness – I


Sou atleta veterana de meio fundo/fundo e estou a preparar-me para representar Portugal no Campeonato Europeu de Masters, este ano, na Dinamarca. A prova é a Meia-Maratona.

A preparação passa por muitas áreas que vão desde a nutrição à massagem desportiva…enfim, não se trata só de correr por mais que se queira!

E é aí onde entra o chamado “fitness” que para mim é o que se faz num ginásio. O trabalho indoor  que é o oposto de um desporto que se quer ao ar livre. Mas lá fui eu e dei início ao que me faltava – alongar e reforço muscular!

Neste momento estou a frequentar as aulas de alongamento – Yoga, Pilates, Stretch – porque infelizmente é onde nós corredores temos tendência a “falhar”, ou seja, no final dos treinos é mais “toca a despachar o banho para ir trabalhar/ou jantar”, não é verdade? Nós sabemos que estamos a pôr o nosso corpo em risco de lesão mas, na realidade, o tempo está contadinho ao milésimo de segundo para todas as outras tarefas que fazem parte do nosso dia-a-dia. É o dilema do atleta amador! Gostamos do que fazemos mas não é a nossa profissão!

Assim que decidi ir ao Campeonato Europeu sabia que tinha de me preparar para estar nas melhores condições e isso passa pelo reforço muscular e muito…muito alongamento.

No Fitness Hut encontrei parte do que preciso. Com as aulas de alongamento que tenho frequentado já começo a criar disciplina no final do treino e fazer uns quantos exercícios que vou memorizando das aulas. Sei que ainda há muito para fazer. Próximo passo: iniciar o reforço muscular. Neste ginásio não falta equipamento para me ajudar a trabalhar neste sentido. Esta não é definitivamente “a minha praia” mas sei que para atingir o meu objectivo também tenho de fazer coisas de que gosto menos! E a vida não é assim? Bons treinos!