Como escolher os ténis de corrida

Cada vez mais a corrida tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Talvez por ser um desporto simples, dado que depende apenas da boa vontade em correr, muitos atletas de “fim de semana” costumam cometer o erro de escolher mal o único o mais importante instrumento para realizar este desporto: os ténis de corrida.

As características para uma boa pisada estarão relacionadas com a postura corporal da pessoa ao colocar o pé no chão durante a corrida. Dessa forma, existem três diferentes tipos de pisadas:

Pisada Normal ou Neutra: A pisada neutra tem por característica impulsionar a passada com toda a parte frontal do pé. Este é o tipo mais comum de pisada e possui um arco do pé médio. Ao analisar a base de uns ténis já utilizado, o desgaste é uniforme. O tipo de calçado aconselhado é o neutro ou de estabilidade.

Pisada Plana ou Pronada: A pisada pronada é aquela em que o pé do corredor utiliza a ponta dos pés, principalmente o dedo grande do pé, para se impulsionar. Assim a planta do pé aparece com arco pequeno ou inexistente pois o pé tende a achatar em cada passada. O tipo de ténis aconselhado é aquele que garante maior controle de movimento, combinando estabilidade e amortecimento para evitar pronação excessiva. Este tipo de corredor pode sofrer lesões, principalmente nos joelhos e quadril, se não utilizar o calçado correto.

Pisada Cava ou Supinada: A pisada supinada é aquela em que o corredor utiliza a parte externa do pé e principalmente a área do dedo mínimo para se impulsionar. Possui um arco do pé acentuado, que fica evidente no teste do pé molhado, pois a ligação entre o calcanhar e a ponta do pé é muito fina ou quase não se tocam. Uma parcela muito pequena da população possui esse tipo de pisada e o calçado aconselhado é o normal pois estimula uma pisada mais natural.

Antes de sair para escolher os ténis mais bonitos da loja, saiba mais sobre o seu tipo de pisada através do guia de pisadas da Paquetá desportos. Treinando desde o começo com o calçado indicado para o seu tipo de pisada, evitará dores futuras em lugares como joelho e tornozelo. Um bom ténis é aquele que se adapta bem ao seu pé, trabalhando em prol da absorção de impacto durante a corrida.

Este artigo é um oferecimento de Paquetá Esportes.