Correr com o melhor amigo

Encontrar um parceiro para correr não é fácil. Muitas vezes temos o nosso ritmo, as nossas horas de treino, hábitos e compromissos muito diferentes de muitos atletas amigos. Em suma, uma bagunça! No verão vejo muitas pessoas a correr com o seu melhor amigo (cão), em parques, em praias ou ciclovias. Além disso o próprio cachorro precisa de fazer exercício físico. Na verdade, ele nunca vai dizer: “Eu estou cansado”, “eu não quero” ou “deitei-me tarde e tenho preguiça.” O mais provável é quando sentir que o(a) dono(a) sai de casa para correr, fica louco de alegria e vai querer fazer o mesmo.

É típico ver em revistas (essencialmente as cor-de-rosa), ou na televisão os VIPs a partilhar com nosso amigo de quatro patas a experiência correr 6 pernas, o cheio de ar fresco. Lembre-se, o cão é como nós, cada raça tem necessidades e características próprias.

Existem algumas regras simples a seguir:

A veterinária

Solicitar um parecer ao veterinário, antes de se aventurar numa saída de 15 km. Como nós fazemos uma visita ao médico, por que não deveria fazer com o seu amigo? A estrutura óssea, músculos, saúde geral devem ser verificados para o nosso cachorro!

Raça

Algumas raças de cães parecem ser feitos para correr: cães pastores,Golden Retriever, basicamente, raças de porte médio ou grande. Os animais de pequeno porte também precisam de exercício. Mas atenção, pode ser doloroso, por isso, se o seu cão pode ficar na bolsa como a Paris Hilton, por favor, limite-se a andar!

Durante a corrida;
Três palavras: gradualmente… habituação e diversão .

Comece com pouco, deve existir uma sintonia entre o dono e o cão. O ritmo entre os dois tem que ser igual, para não existir puxão de ambas as partes, existe um esforço de forma gradual, sem excessos.

Atenção ao escolher a superfície de treino (lembre-se que temos os sapatos, mas ele corre descalço e, portanto, poderia encontrar vidro ou outros objetos que possam ferir). Cuidado com os sinais que ele nos envia.

Em última instância, posso dizer seguramente que a corrida é um desporto  também para cães.

Carlos Lopes