FAZ O “RUNNER TEST”


Começa hoje mesmo, faz estes testes, toma nota dos resultados e repete cada dois ou três meses para veres como estás a evoluir. O ideal é uma pista de atletismo de 400m mas um bom pulsómetro com GPS também serve. Começa com um bom aquecimento, no mínimo 10 minutos de trote com algumas mobilizações ao acabar. São testes intensos.

1 > Seis minutos ao máximo. Corre 6 minutos o mais rápido que possas mas sem perder o fôlego. O ritmo andará perto do teu consumo máximo de oxigénio. Vê que distância fazer nesses 6 minutos e guarda o dado para o teste seguinte.

2 –  São 4 voltas à pista de 400 metros, 1,6km no teu GPS. É um bom indicador de forma, inclusiva mente para atletas de longa distância.

3 > 4 x 1.600. Para desportistas avançados. Serve para comprovares a tua força para obter um tempo de 5km bastante fiável. Corre 4 repetições de 1.600 metros trotando apenas 90″ entre elas. O ritmo médio dos 6.400 metros é uma boa referência para um ritmo de competição de 5km. Além disso, servirá para
aprenderes a regular-te. Fizeste melhor tempo no l° do que no último? É sinal de que começaste muito forte. Aconteceu o contrário? Pois foste demasiado conservador.

 

 

Deixe uma resposta