Categoria: Fisioterapia

Cãibras musculares

14

Ao realizar exercício intensos como a corrida, um praticante do exercício físico pode ter rigidez nos músculos e cãibras. Qual a causa destas? Existe cura?Apesar de existirem muitas causas para as cãibras musculares, as grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser factores essenciais que a elas predispõem. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e acções que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um deficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis.

Prevenção do Tendão de Aquiles

 Nos atletas, o “Tendão de Aquiles” pode ser verdadeiramente um “ponto fraco”, um entrave mesmo. Se logo no início, os sintomas da tendinite não forem tomados em consideração, eles poderão tomar uma forma persistente.Por consequência, siga o velho adágio: “é melhor prevenir que curar”. Já foi perfeitamente demonstrado que os atletas informados e experientes estão muito menos sujeitos aos dissabores – menores ou sérios – que podem sobreviver durante um esforço muito prolongado e constante. Propomos aos amadores de provas pedestres dez truques para permitir ter os “Tendões de Aquiles” muito sólidos.

Lesão do menisco

Os meniscos são estruturas constituídas basicamente por fibras colágenas circulares (75%), de formato semi circular em forma de meia lua. Cada joelho apresenta dois meniscos, um na parte interna (menisco medial) e outro na parte externa (menisco lateral). Localizam-se entre o fémur e a tíbia. O menisco medial é lesado 3 vezes mais que o lateral. Recobrem ao redor de 2/3 da superfície articular.

Memória Muscular…

Aqueles que procuram obter uma boa forma física, através de uma vida saudável, com desporto e dieta equilibrada, é exigido muito esforço e disciplina. Muitos factores influenciam os resultados desse esforço, entre eles, a herança genética, a continuidade na prática desportiva, entre outros. Recentemente foi estudado um novo factor: a Memória Muscular. A Memória Muscular aplica-se aos indivíduos que num passado, recente ou não, se dedicaram à prática de exercício físico.

Tendinite da pata de ganso…

“Pata de ganso” os tendões dos músculos que inserem na região medial do joelho no terço proximal da tíbia. São eles: tendão do semitendinoso, grácil e sartório.

FACTORES QUE PODEM DESENCADEAR A LESÃO

-Treino excessivo (overtraining);

– Gesto desportivo incorrecto;