Foz Côa Douro Trail Adventure

O Foz Côa Douro Trail Adventure® (FCDTA) é uma organização da Carlos Sá Nature Events, com o apoio do Município de Vila Nova de Foz Côa.

O evento desenrolar-se-á em duas datas distintas:
– Foz Côa Douro Trail Adventure 4 dias/4 etapas: de 15 a 18 de Março de 2018;
– Foz Côa Douro Trail Adventure 8 dias/8 etapas: de 13 a 20 de Outubro de 2018.

Em ambos os casos, 8 ou 4 etapas, existirá a possibilidade de fazer a versão STARTER, na qual os participantes percorrerão uma menor distância na maioria das etapas.

No último dia do FDTA 4 dias, dia 18 de Março, existirá também o Foz Côa Solidário nas distâncias de 16 Km e 31 Km, provas de apenas um dia, aberta aos atletas em geral, revertendo uma parte do valor angariado para a Santa Casa da Misericórdia de Foz Côa.

Os pontos de interesse passam pelas magníficas paisagens de montanhas e vales em socalcos, rasgados pelos rios Douro e Côa, pelos campos agrícolas com as vinhas (dos melhores vinhos do Mundo), amendoeiras em flor e oliveiras. A linha férrea desativada do Tua e do Pocinho, passeios no rio Douro partindo do cais de Pocinho, visita ao Museu do Côa (o maior espólio de arte rupestre do mundo), as aldeias históricas de Castelo Rodrigo e Marialva, as aldeias de Foz Côa, Castelo Melhor, Castelo de Numão, Muxagata, assim como Longroiva (no concelho de Meda) e Pinhão, os mais variados Miradouros e a cidade do Porto, são alguns dos muitos locais de destaque da região.

O turismo gastronómico com iguarias e ingredientes típicos da região, bem como a arte, a cultura, o moderno Museu do Côa, levaram à condecoração da região como Património Mundial da Humanidade em 1998. Nos passeios de barco pelo rio Douro, que partem do cais do Pocinho até Barca d’Alva (na embarcação “Senhora da Veiga”, propriedade do Município de Vila Nova de Foz Côa), podemos observar as escarpas e socalcos de vinhas do Alto Douro Vinhateiro, também classificado como Património Mundial da Humanidade, que embelezam as margens do rio, reconhecendo a Vila Nova de Foz Côa o estatuto de “Capital da Amendoeira em Flor”.

Não existe tempo limite para cada etapa. Poderão, contudo, ser criadas barreiras horárias que inviabilizarão a continuação dos atletas ao longo do percurso, por uma questão de segurança dos mesmos.

Haverá também um programa de acompanhantes para famílias e amigos que queiram fazer esta viagem única com os seus atletas!

Regulamento Completo

Facebook

Site