Mantenha a motivação


Manter-se motivado o ano todo, nas férias de verão ou inverno, até mesmo durante períodos de treino extenuante é sempre um grande desafio.

1. Invista em exercícios diferenciados. O ideal é manter o corpo ativo mesmo sempre, para que o retorno das férias ou de um período de descanso não seja tão sacrificante. Use essa época como uma transição para um treino de base, diminuindo os treinos de corrida e usando exercícios de fortalecimento, como por exemplo: agachamentos/afundos e pranchas para fortalecimento do core.

2. Procure desportos divertidos, mude.  Nas férias, feriados e viagens, procure praticar exercícios ou esportes divertidos, que o foco seja o lazer! Na praia jogue frescobol, vôlei, nade, surf, stand up, no campo, faça um trekking, ande de bike, a cavalo e etc.

3. Saia da rotina e faça exercício em horário alternativo. Se for praticar algum exercício diferente da corrida, mude o horário do habitual, experimente uma nova experiência de sentir como seu corpo reage em outro turno.

4. Não abuse! Um dos principais fatores que influencia diretamente o ritmo do atleta durante o treino são noites mal dormidas, alimentos pesados e uso do álcool. Aproveite a vida, mas cuidado com o abuso. Quando voltar aos treinos, após um período de descanso, não adianta ter pressa e querer recuperar tudo rapidamente. É preciso começar com uma carga mais leve e aos poucos, para evitar problemas futuros.

5. Descanse! Um período de descanso, recuperação física e mental, é uma transição para uma nova fase de “mais e melhores treinos” que o conduzirão a novos patamares de condicionamento físico, então: descanso também é treino!

 

fonte: jornalcorrida