Meia Maratona S.João das Lampas – 2018 por Ana Amaro

Desde que entrei neste mundo das corridas que sempre ouvi falar da Meia Maratona de S.João das Lampas, “carinhosamente” intitulada pelos atletas de Meia Maratona de S. João das Rampas! Dizem os entendidos que quem nunca fez esta prova não sabe o que é uma Meia Maratona! Por isso, este ano enchi-me de coragem e lá fui participar na mais dura Meia Maratona de Portugal!

E assim foi, no passado sábado dia 8 de setembro, lá fui eu para a pitoresca localidade de S. João das Lampas. A prova este ano teve várias novidades, foi criada a 1ª Meia Rampa, com a distância de 13 quilómetros para quem ainda teme a dureza da prova principal. Outra novidade que mereceu os aplausos dos atletas, principalmente do setor feminino, foi a igualdades de escalões em ambos os géneros. Regressou também, este ano, a caminhada de 10km, num percurso diferente do anterior.

A prova foi muito bem organizada pelo Meia Maratona de S. João das Lampas – Grupo de Dinamização Desportiva, com o apoio institucional de União de Freguesias de S. João das Lampas e Terrugem.

Assim que cheguei ao local de partida senti logo uma vibração bastante positiva num ambiente de festa, ou não estivesse este evento integrado no programa das festas de Nª Senhora da Saúde. O levantamento dos dorsais foi bastante rápido o que nos deu tempo para um bom aquecimento. O facto de terem parques de estacionamento também facilitou imenso a vida aos atletas.

Às 17h deu-se o tiro de partida para um percurso de sobe e desce mas quase sempre com muito apoio por parte dos populares que estavam verdadeiramente contentes com este evento! Os abastecimentos estavam colocados nos quilómetros indicados e ainda tivemos um popular muito simpático que nos proporcionou um breve duche de mangueira.

No final, depois dos longos e duros 21km, qual não foi o meu espanto quando uns metros antes do final, uma menina entregou-me uma flor para cortar meta com ela. Um pequeno pormenor que faz toda a diferença. Logo a seguir, recebi também uma lindíssima medalha comemorativa dos 42 anos de realização desta prova, ou seja, o dobro em anos do que tem em quilómetros.

Depois dos alongamentos e de comer várias fatias de melancia que os simpáticos voluntários nos ofereceram, seguiu-se o banho e a entrega de prémios, onde também aqui se verificou a atenção e o carinho da organização para com os atletas, com um bonito troféu, um ramo de flores, uma garrafa de vinho e umas amostras da Herbalife Nutrition.

A equipa aminhacorrida/My protein, agradece à organização a parceria e dá os parabéns por estes 42 anos de corrida e por nos darem a todos nós atletas a possibilidade de participar neste maravilhoso evento. Da minha parte, fica a garantia que voltarei!