Saber usar os exercícios de musculação como complemento da corrida, melhora o desempenho do atleta deixando-o mais rápido. Um corredor precisa cuidar das suas articulações e músculos para evitar lesões irreversíveis.

 A corrida é um exercício aeróbico com muitos impactos que podem machucar articulações da coluna, joelhos e tornozelos.

Publicidade

Por isso, a musculação como complemento da corrida deve ser usada para fortalecer os músculos responsáveis por proteger as articulações, ossos e órgãos, melhorando assim o desempenho do atleta.

Para que os exercícios se completem e ajudem no desempenho é necessário fazê-los conforme a necessidade de cada atleta. Sendo que independente disso, a musculação deve se focar nos membros inferiores como pernas e no core (abdômen, lombar e quadril).

Os membros inferiores são os mais usados numa corrida, por isso, para usar a musculação como elemento da corrida, as pernas necessitam de maior atenção, assim como o core que é responsável pela postura do atleta e os membros superiores não podem ser esquecidos já que são responsáveis pelo deslocamento, ou seja, velocidade. Musculação como complemento da corrida: desempenho. Um atleta que opta pelo exercício de corrida passa por três períodos: base, fortalecimento e velocidade. E são estes períodos que determinarão os exercícios feitos na musculação.

Base: neste período o atleta esta iniciando e necessita aumentar a sua capacidade aeróbica, por isso, todos os membros devem ser trabalhados igualmente.

Fortalecimento: após o condicionamento físico estar adequado é hora de dar mais atenção aos membros inferiores para aumentar a força dos músculos e o desempenho do atleta.

Velocidade: ideal para atletas no nível avançado que querem aumentar a velocidade, nesta etapa os músculos superiores começam a ter mais atenção.

Cuidados.

Já vimos a importância do atleta saber usar os exercícios de musculação como complemento da corrida visando a melhoria do seu desempenho e, consequentemente, ficando cada vez mais rápido. Contudo, o corredor também precisa tomar alguns cuidados para não sofrer lesões desnecessárias, o que interromperia o seu treinamento por dias, semanas ou até mesmo, por meses. Vamos conferir alguns desses cuidados:

  • Corra com ténis apropriado e em ruas sem buracos ou com poucos desníveis.
  • Comece a corrida no plano, caminhe nas subidas e descidas.
  • Faça o treino com auxílio de um profissional.
  • Correr em decidas e subidas causam danos nas articulações, deixe isso para o nível avançado.

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.