“Na Rota do Vinho e da Sopa da Pedra” Por Ana Amaro


Em Fazendas de Almeirim, teve lugar no dia 19 de março de 2017, a 3ªedição do Trail de Almeirim – Na Rota do Vinho e da Sopa da Pedra. Este evento foi organizado pela Secção de Trail Running da Associação 20km de Almeirim e contou com o apoio do Município de Almeirim e da União de Freguesias das Fazendas de Almeirim e Raposa, entre outras entidades.

O evento foi composto por um Trail longo com 30km, um Trail curto com 18km e uma caminhada com 8,5km.

As partidas e as chegadas realizaram-se no mesmo local, assim como os banhos, o almoço e a entrega de prémios, facilitando assim toda a logística. Um aspeto positivo relativamente às edições anteriores.

O dia começou com muito nevoeiro, mas este foi desaparecendo dando lugar a um magnífico dia de sol, um autêntico dia de primavera.

O levantamento dos dorsais foi efetuado sem grandes problemas no pavilhão desportivo onde havia muita animação: diversos stands e bancas de exposição e de comercialização de produtos desportivos e produtos locais. A organização disponibilizou também um espaço com animação infantil, com diversas atividades para os mais novos, com insufláveis e a presença de educadoras para acompanhar as crianças. Aspeto bastante positivo pois permitiu que os atletas levassem os filhos e enquanto estes se divertiam eles realizavam a sua prova .

Um pouco depois das 9h, foi dada a partida para o Trail Longo e às 9h30m para o Trail Curto.

O início do trail longo foi rápido nos primeiros quilómetros, depois começaram a aparecer os trilhos mais técnicos mas todos eles corríveis. A prova continuou por estradões, trilhos com obstáculos naturais, single tracks e por entre montes e vales num sobe e desce constante com muita pedra solta e areia. Um percurso muito bonito, com bons abastecimentos e muita simpatia por parte de todos os elementos da organização.

Muitos parabéns pelo excelente trabalho que foi feito por pessoas que sabem o que é correr e como se organiza uma prova de trail. Parabéns a todos os voluntários e equipas presentes que contribuíram para o sucesso desta prova. Tudo estava irrepreensível: as marcações do percurso, os abastecimentos, os pontos de segurança, as massagens, os banhos, o Kit do atleta um dos mais completos que recebi nos últimos tempos, a refeição composta por sopa da pedra, bifana no pão, bebidas e doce típico da região… Contem comigo para uma próxima edição!

Relativamente aos resultados, nos 30 km foram os seguintes:

Masculinos

1º. Paulo Roque  – Trilho Perdido;

2º. Ventura Pires – Sem Quedas;

3º. José Lopes – Ordimarq

Femininos

1ª.Sara Brito – Clube CA Barreira;

2ª.Sofia Roquete –Arrábida Trail Team;

3ª Filipa Casimiro – ACSMamede

No trail Curto:

Masculinos

1º. Pedro Pinheiro – Trilho Perdido;

2º.António Almeida – Casa do Benfica de Abrantes ;

3º. Emanuel Custódio –DAP Trail Team

Femininos

1ª.Antonieta Sá- A20KM- Desportos de Montanha;

2ª.Sara Gonçalves;

3ª.Lenia Silva- 100 esTRILHOS

A equipa aminhacorrida/Myprotein esteve presente com três atletas:

Trail Curto: Floriano Silva – 11º Geral – 9º escalão

Trail Longo: Ana Amaro – 5ª Geral Feminina – 1ª escalão / José Amaro – 29º Geral – 4º escalão