Categoria: Nutrição

Qual o melhor tipo de treino para perder massa gorda?

Corre para perder peso? Se a sua resposta é positiva aconselho a ler este artigo. Se a sua resposta é negativa continue a correr com alma mas acrescente mais alguma informação. Segundo as investigações mais recentes o treino de força, o treino de resistência metabólico (MRT) e, num segundo plano, o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) são aqueles que têm garantido os melhores resultados às pessoas que querem perder massa gorda. Como estamos a falar do tipo de treino e não da melhor forma para perder massa gorda, não vamos incluir aqui a nutrição, porque senão este seria o factor número um a ter em conta neste processo.

O (ab)uso de suplementos alimentares…

Atletas e médicos renderam-se, há algum tempo, aos suplementos alimentares. A principal vantagem da sua utilização é o facto de permitirem retirar o máximo proveito dos treinos. Os suplementos não têm nenhum efeito mágico e só funcionam associados a um treino físico e boa alimentação. No que diz respeito às pessoas que procuram no exercício uma forma de melhorar a silhueta física, encontram nos suplementos, alimentares uma grande ajuda.

Teste sobre a Nutrição…

nutricaoNão é fácil abordarmos os problemas da alimentação sem colidirmos com todo o conceito de hábitos, variáveis de região para região, e que forçosamente devem merecer toda a nossa atenção numa análise objectiva. Se as populações que habitam a zona costeira têm por hábito uma alimentação rica em peixes e seus derivados, não nos parece muito lógico aconselhar-se-lhes outro tipo mais diversificado de refeições.

Suplementos desportivos para corredores

Os suplementos desportivos podem ser categorizados de acordo com o seu principal modo de acção (apesar de haver alguma sobre posição entre as categorias):

. força e massa muscular

. energia e resistência

. recuperação após o exercício 

Nutrição no desporto – dicas

A alimentação dos desportistas é cada vez mais vista pelos agentes desportivos com atenção e  reocupação. De facto, a nutrição deve ser inserida no plano de treinos com base científica no sentido de optimizar o  sucesso dos atletas. Devemos considerar o atleta como um indivíduo sujeito a gastos energéticos muito superiores aos da população geral, do que resultam exigências nutricionais específicas.