Sabe o que é a Hiponatremia?

Ela é caracterizada pela baixa concentração extra celular de sódio. Os atletas que se exercitam por longos períodos de tempo em clima quente e húmido devem tomar medidas para não deixar que o nível de sódio baixe demasiadamente. A hiponatremia acontece geralmente em ultramaratonas mas pode ocorrer em corridas de 3 a 4 horas de duração em clima quente e húmido ou em pessoas que come- çaram a actividade com uma baixa concentração de sódio

Quais os sinais e os sintomas?

Os sinais e os sintomas podem variar de moderados a severos, podendo até levar à morte em caso de não tratamento. Os sintomas moderados incluem: fraqueza, cãibras, fadiga extrema, náusea, desorientação, falta de coordenação, confusão e aumento da massa corporal. Se estes primeiros sinais forem negligenciados, podem levar a problemas mais severos como epilepsia, edema pulmonar, dificuldade de respiração e coma.

Quais as causas da hiponatremia?

1. Excessiva ingestão de água, diluindo a concentração de sódio.

2. Alto nível de transpiração (alta concentração de sódio no suor)

3. Grande e inapropriada secreção do hormónio anti-diurético que conduz à excessiva retenção de água.

Destas três causas, a primeira é considerada a mais importante. Como prevenir’? Evite a excessiva ingestão de água durante o exercício, todos os atletas devem tentar repor,  o exercício, apenas a mesma quantidade de água perdida.

Antes de uma actividade desportiva que dure mais de seis horas, aumente progressivamente a sua ingestão de sal de 15 a 25 gramas. Quando estiver a correr uma ultramaratona, tente ingerir uma grama de sódio por hora. Depois de um dia de treino longo, não tenha medo de comer alimentes salgados. Em maratonas, procureingerir bebidas isotónicas ou gel acompanhados de água, pois eles contêm sódio.

Deixe uma resposta