Saucony Ride ISO / REVIEW MARGARIDA AMARO

O site www.aminhacorrida.com  testou o calçado de corrida SAUCONY RIDE ISO WOMEN , na cor branca. As sapatilhas são apresentadas pela marca como a 11º edição da gama “Ride” com muitas novidades oferecendo ainda uma lendária experiência de corrida. Sucessores do “Ride 10”, apresentam sistema ISOFIT, com o uso de um tecido suave interior e com um flexível sistema de aperto, combinam num ajuste dinâmico que se adapta à forma e movimento do pé do corredor, melhorando assim as suas perfomances. O material POWERFOAM da sola, usado na Ride ISO, é mais leve e 50% mais reactiva que o EVA standard, resultando em maior resistência, durabilidade e retorno de energia. Com o recurso a uma camada de EVERUN, a Ride ISO também mantém um amortecimento contínuo em cada passada

Hora de testar o novíssimo modelo Ride ISO da Saucony, disponível desde o início do passado mês de Maio.

Falando do modelo em si…

É a 11ª versão do modelo Ride, um dos bestsellers da Saucony – modelo direccionado aos corredores de passada neutra, que procura oferecer uma combinação equilibrada de amortecimento, não deixando de ser responsivo. É um modelo que procura atrair todo o tipo de corredores que valoriza o amortecimento e conforto, sem descurar a “responsividade” do próprio sapato quando é pedida performance: quer os que fazem treinos mais curtos, aos que pretendem correr uma maratona, sendo anunciado como um sapato que prima pela sua durabilidade e excelente opção para treinos mais longos.

A camada EVERUN na sola superior dos saucony Ride ISO, com 3mm de espessura de espuma directamente sob a palmilha, aliada à tecnologia Powerfoam na camada inferior (entressola), proporcionam um retorno de energia optimizado, promovendo a impulsão em cada passada de corrida e uma sensação de conforto e amortecimento constantes.

Com um drop de 8mm e ênfase no conforto, é um sapato que irá proporcionar óptimas sensações quando usado em estrada.

É um sapato ligeiramente mais espesso, quando comparado com o modelo anterior, Ride 10, no entanto, foi possível manter o seu peso: a estrutura do sapato permite que o pé descanse na parte superior da entressola, oferecendo alguma estrutura de apoio e protecção, através da camada de espuma Bouncy Everun.

Quanto à parte superior do sapato, caracteriza-se pela malha com a tecnologia ISO e um novo sistema de atar os sapatos – usando o sistema ISOFit, permitindo um sapato mais respirável, mais leve, em que a parte superior daquele se ajusta melhor ao pé, impedindo que este deslize dentro do sapato.

O maior amortecimento, conforto e suavidade na passada, assim como a aposta numa durabilidade superior, fazem deste sapato um excelente aliado para treinos e provas mais longas, apostando numa perspectiva de longo-prazo.

A minha experiência…

Sendo adepta de velocidade e sapatos responsivos, acabo por me descuidar, muitas vezes, nos treinos e provas mais longas ou que exijam um maior amortecimento, sendo os pés quem mais sofre com decisões erradas na escolha dos ténis.

Assim, encarei este teste com bastante optimismo, depois de ver o que caracterizava este novo modelo da Saucony, ainda mais sendo eu tendencialmente passada neutra (com alguma supinação).

Aproveitei a mudança de estratégia no treino e novo plano a iniciar para os testar em pisos distintos: fomos à relva, terra batida e trilhos (Monsanto e Jamor), areia e estrada.

A primeira sensação, ao calçá-los, foi, sem qualquer dúvida, o conforto e sensação de adaptação imediata do sapato ao pé.

E para quem, como eu, sofre de joanetes, a parte dianteira do sapato revelou-se uma agradável surpresa ao não criar os já habituais dor e desconforto que a maioria dos sapatos novos me causam (ténis incluindo).

Os treinos executados foram diversos: corrida contínua em ritmo lento, treino de repetições em relva, fartlek em terra batida, treino na areia (praia), o que permitiu ver a sua resposta e performance a diferentes níveis.

Como prometido, o conforto, aliado ao amortecimento, garantiram uma sensação de leveza e protecção do pé, ao nível do impacto, que foram constantes.

O novo sistema de apertar os ténis e o envolvimento de espuma interno, garantiram que o pé se mantivesse sempre bem ajustado, mesmo com mudanças de velocidade ou piso mais instável, como é a areia.

Em dias de calor ou treinos mais longos, é importantíssima a respirabilidade do sapato que se usa, e os Saucony Ride ISO não frustraram nesta questão, muito pelo contrário! Os pés agradeceram!

E não obstante o foco assumido no amortecimento e conforto, este é um modelo que adopta a fórmula mista de adequar performance à maciez, garantindo a resposta que se procura num sapato quando se pretende trabalhar a performance e velocidade.

Pontos fortes

– Amortecimento

– Durabilidade

– Conforto do pé

 

Pontos a melhorar:

– Leveza

– Resposta mais rápida e eficiente na passada para velocidade

Tornar este sapato ainda mais leve e responsivo seria o ideal, para quem é adepto de uma passada rápida e reactiva.

 

Avaliação A Minha Corrida

Áreas avaliadas Pontuação (0-5)
Qualidade 4.8
Retorno do Investimento 4.5
Proteção e Conforto (Estabilidade/Amortecimento) 4.5
Performance (Resposta/Leveza) 4.8
Desenho/Estética 4.8
Tamanho/Ajuste 4.6
Pontuação Média 4.7

PVP recomendado: 145 €

 

Recomendamos a um amigo?:Sim

Outras Informações

Notas:

– As sapatilhas Saucony  foram testadas por uma corredora da equipa A Minha Corrida, leve, com passada neutra, com experiência na corrida e na prática desportiva.

– Este é um teste de poucas semanas. Não é possível avaliar com toda a fiabilidade/garantia todas as características técnicas, nomeadamente as relacionadas com a manutenção das características e performance, bem como a durabilidade. No entanto, até à data, as sapatilhas estão em boas condições, após várias sessões de treino.

Websites Saucony: http://www.saucony.com/

Website Deerfoot Sport: http://www.deerfootsport.com/

Sobre a Deerfoot Sport:

Deerfoot Sport es distribuidor exclusivo de Saucony para España y Portugal, convirtiéndose en la distribuidora de referencia en material deportivo de competición. Saucony consta de un ADN 100% Running. La marca se ha caracterizado a lo largo de estos años por ser una de las únicas que dedican su I+D a realizar calzado para correr. Esta focalización ha hecho que sea pionera e impulsora de importantes innovaciones que en su día revolucionaron el calzado de running.

 

Saucony em Portugal