Categoria: Saúde

Trate você mesmo das unhas negras…


A “unha negra” é um tipo de traumatismo ligeiro que pode originar a necessidade de tratamento de um médico, embora, na maioria das vezes, o próprio corredor possa facilmente cuidar da respectiva cura. De acordo com a experiência dos Drs. Myles Schneider e Mark Sussman, autores do excelente livro “How To Doctor Your Feet Without The Doctor”, as “unhas negras”· podem ser tratadas pelo atleta desde que este siga os seguintes passos:

Distensão da musculatura da virilha…


O que é a distensão da virilha? Distensão é um estiramento ou ruptura de um músculo de um tendão. Os músculos da virilha ajudam a fechar as pernas. Existem dois músculos que normalmente se lesionam quando ocorre uma distensão da virilha, o Adutor Magnus (corre para baixo pela parte interna da coxa) e o Sartório (começa na parte externa do quadril, cruza a coxa e conecta-se perto da parte interna do joelho).

 Chama-se “dor de burro”


E um dos maiores flagelos ao corredor. Tanto ataca no seio da alta competição como nos mais despreocupados corredores de pelotão. As suas causas são múltiplas e é importante estar-se prevenido para a “ dor de burro”. Chama-se “dor de burro” a uma dor aguda e passageira que se manifesta durante um esforço, no início ou durante o treino ou competição, dum lado do tronco ou do outro, abaixo da caixa torácica mas a uma altura variável.

Distensão da musculatura glútea…


O que é a distensão da musculatura glútea? Os músculos glúteos são os músculos que formam a nádega; uma distensão glútea significa que esses músculos sofreram ruptura ou estiramento de suas fibras.

Síndrome do Trato Ilio tibial


Também conhecido como Síndrome da Banda ílio tibial, é uma dorzinha na região lateral do joelho, ela se dá pela fricção da banda iliotibial com o trato. É muito comum em atletas de corrida, principalmente quando estão correndo na subida ou na descida, onde o joelho não dobra muito, ficando em uma angulação de 25 a 35 graus.