Categoria: Saúde

Crioterapia no desporto: o que deve saber


Os benefícios da crioterapia após o esforço físico e na recuperação de lesões desportivas.

A crioterapia consiste na aplicação de frio com objetivos terapêuticos, através do arrefecimento dos tecidos corporais.

Lesões do cotovelo


O cotovelo é a articulação situada na região mediana do braço onde se reúnem três ossos longos: o úmero, o rádio e o cúbito. O úmero situa-se no braço e articula-se com o cúbito na região interna do antebraço e com o rádio na região externa do antebraço.

Cuidados ao correr no calor!


O calor é uma das maiores adversidades que os corredores podem enfrentar. Com a chegada do Verão, muitos sofrem com as elevadas temperaturas, não sendo raro o recurso ao apoio médico em plena competição.

Bolhas…


Pé de corredor sofre com o atrito causado pela fricção da meia e da sapatilha. O melhor remédio para evitar as bolhas é a prevenção.  Por várias vezes tive o problema das bolhas. Muitas vezes por um par de meias mal escolhido, um par de ténis não adequado para aquele tipo de prova ou treino.

É um mal que acontece a vários atletas, uns mais amadores que outros.

A PREVENCÃO DAS DORES VERTEBRAIS


O corredor que nunca sofreu de dores nas costas poderá considerar-se muito feliz. A frequência de pequenas ou grandes lesões ao nível das costas (dorsalgia), dos rins (lombalgia), da ciática ou de nevralgia crurais, no que se refere ao praticante de corrida, está ligada às funções da coluna vertebral que participam directa ou indirectamente na mobilidade dos membros inferiores. Evidentemente que, na esmagadora maioria dos casos, uma pequena dorzinha no final de um treino não será caso para grandes alarmes, .pois muitas vezes nada mais é do que um simples espasmo, de dor localizada, que irá desaparecer após um duche retemperado ou uma noite bem dormida.