V DURATRAIL


ORGANIZAÇÃO. O V DURATRAIL é um evento de corrida e caminhada na natureza organizado pelo Outdoor Clube de Setúbal (OCS) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal (CMS). Relativamente a edições anteriores, o Ginásio ProAventuras passou de entidade organizadora a parceiro e patrocinador do OCS e do DURATRAIL.

OBJETIVO. O evento tem como propósito valorizar o Parque Natural da Arrábida, contribuir para a promoção da atividade física em Setúbal e para a afirmação da cidade e da região enquanto destino turístico e desportivo nacional e internacional.

ATIVIDADES. O evento conta com duas provas de trail, uma de 18km e outra de 32km, e uma caminhada de 13 km. O DURATRAIL 32km faz parte do Campeonato Nacional de Trail (Série 150) e da Taça de Portugal de Trail da Associação de Trail Running Portugal (ATRP).

CARACTERÍSTICAS DOS PERCURSOS. Trajetos compostos essencialmente por trilhos e estradões na serra.

PASSAGEM EM LOCAIS COM TRÁFEGO RODOVIÁRIO. O percurso inicial decorre em zona urbana e os atletas serão orientados por membros da organização. Quando a prova decorrer em estrada, o atleta deverá encostar-se o máximo à berma e seguir em fila indiana. No atravessamento de vias abertas ao trânsito deverá redobrar a atenção. Em todas as circunstâncias o atleta deverá acatar as indicações dos controladores de prova e respeitar as regras de trânsito, sendo responsável pela sua segurança e pela segurança dos demais.

LOCAL. A partida, a chegada e o secretariado (2º pavilhão verde) estarão localizados no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.

METODOLOGIA DOS TEMPOS. A LAP2GO irá cronometrar os tempos das provas de trail através de chip. O controlo dos tempos será efetuado na partida e na chegada.

PONTOS DE CONTROLO. As provas de trail irão ter pontos de controlo para verificar o cumprimento do percurso.

SANÇÕES. Os atletas deverão cumprir a lei, este regulamento e ter uma conduta desportiva e ambiental adequada, sob pena de serem penalizados, desclassificados e terem que responder perante as autoridades, nomeadamente as do Parque Natural da Arrábida (PNA).

SANÇÕES DESPORTIVAS. Por cada item em falta do material obrigatório, o atleta terá uma penalização de 30 minutos. Se falhar um ponto de controlo, será desclassificado.

SANÇÕES AMBIENTAIS. As regras do PNA e o Código de Conduta nas Áreas Protegias (https://goo.gl/neq1Wf) estabelecem que é proibido: sair dos trilhos, colher plantas, deitar lixo e perturbar a fauna. O incumprimento implica a desclassificação e o abandono da prova.

Regulamento

Site: http://duratrail.proaventuras.com/