VI DURATRAIL

O Duratrail segue para mais uma edição. Organizado pelo Outdoor Clube Setúbal, esta prova inclui provas de trail de diferentes distâncias (32 e 18 quilómetros), além de uma agradável caminhada. O evento percorrerá maioritariamente caminhos e trilhos do Parque Natural da Arrábida, em Setúbal.

1 CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
 
1.1 IDADE DE PARTICIPAÇÃO NAS PROVAS DE TRAIL RUNNING: 18 anos para as provas de 32km e 18 km; 16 anos para a prova de 12 km.
 
1.2 INSCRIÇÃO REGULARIZADA. Os atletas e os caminhantes só poderão participar no evento se tiverem a inscrição regularizada. Os dados pessoais devem estar corretos e o pagamento deverá ter sido efetuado dentro dos prazos estipulados.
 
1.3 CONDIÇÃO FÍSICA. O DURATRAIL 32km percorre um trajeto de trilhos acidentados, com subidas e descidas bastantes inclinadas, exigindo dos atletas experiência prévia no trail, preparação física adequada e capacidade física e emocional para gerir o esforço e concluir a prova em segurança. O DURATRAIL 18km e 12 km são acessíveis a quem reúna as mínimas condições físicas e psicológicas inerentes ao tipo de atividade.
 
1.4 DORSAL / PEITORAL. Todos os atletas irão receber um dorsal/peitoral com um número de identificação e este deverá ser usado durante toda a prova. O dorsal deverá ser colocado em zona visível e mostrado aos elementos da organização sempre que tal for solicitado.
1.5 MATERIAL OBRIGATÓRIO. Para além do dorsal, os participantes terão que transportar o material obrigatório estipulado para cada distância. Este material será controlado antes da partida.
1.6 APOIO EXTERNO. Os atletas só poderão receber apoio externo nos locais de abastecimento indicados pela organização. O não cumprimento desta regra pode implicar a desqualificação do atleta.
1.7 REGRAS DE CONDUTA. Comportamento inadequado, recurso a linguagem ofensiva, agressões verbais ou físicas serão alvo de advertência, desqualificação ou expulsão. O Trail é uma atividade para amantes da natureza. O atleta que deitar lixo para o chão ou violar as regras do Parque Natural da Arrábida será convidado a abandonar a prova e desqualificado da mesma.
 
2 PROVAS
2.1 ORGANIZAÇÃO. O DURATRAIL é um evento de corrida e caminhada na natureza organizado pelo Outdoor Clube de Setúbal (OCS) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal (CMS). Relativamente a edições anteriores, o Ginásio ProAventuras passou de entidade organizadora a parceiro e patrocinador do OCS e do DURATRAIL.
2.2 OBJETIVO. O evento tem como propósito valorizar o Parque Natural da Arrábida, contribuir para a promoção da atividade física em Setúbal e para a afirmação da cidade e da região enquanto destino turístico e desportivo nacional e internacional.
2.3 ATIVIDADES. O evento conta com três provas de trail: 12km, 18km e 32km. O DURATRAIL 32km faz parte do Circuito Nacional de Trail (Série 150) e da Taça de Portugal de Trail da Associação de Trail Running Portugal (ATRP).
2.4 CARACTERÍSTICAS DOS PERCURSOS. Trajetos compostos essencialmente por trilhos e estradões na serra.
2.5 PASSAGEM EM LOCAIS COM TRÁFEGO RODOVIÁRIO. O percurso inicial decorre em zona urbana e os atletas serão orientados por membros da organização. Quando a prova decorrer em estrada, o atleta deverá encostar-se o máximo à berma e seguir em fila indiana. No atravessamento de vias abertas ao trânsito deverá redobrar a atenção. Em todas as circunstâncias o atleta deverá acatar as indicações dos controladores de prova e respeitar as regras de trânsito, sendo responsável pela sua segurança e pela segurança dos demais.
2.6 LOCAL. A partida, a chegada e o secretariado estarão localizados no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.
2.7 METODOLOGIA DOS TEMPOS. A LAP2GO irá cronometrar os tempos das provas de trail através de chip. O controlo dos tempos será efetuado na partida, em pontos intermédios da prova e na chegada.
2.8 PONTOS DE CONTROLO. As provas de trail irão ter pontos intermédios de controlo para verificar o cumprimento do percurso.
2.9 SANÇÕES. Os atletas deverão cumprir a lei, este regulamento e ter uma conduta desportiva e ambiental adequada, sob pena de serem penalizados, desclassificados e terem que responder perante as autoridades, nomeadamente as do Parque Natural da Arrábida (PNA).
2.10 SANÇÕES DESPORTIVAS. Por cada item em falta do material obrigatório, o atleta terá uma penalização de 30 minutos. Se falhar um ponto de controlo, será desclassificado.
2.11 SANÇÕES AMBIENTAIS. As regras do PNA e o Código de Conduta nas Áreas Protegias (https://goo.gl/neq1Wf) estabelecem que é proibido: sair dos trilhos, colher plantas, deitar lixo e perturbar a fauna. O incumprimento implica a desclassificação e o abandono da prova.
 
2.12 RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO: prestar auxílio necessário aos participantes, em particular ao nível dos primeiros socorros, e garantir transporte até à meta ou ao hospital mais próximo em caso de incapacidade física para continuar a prova.
2.13 RESPONSABILIDADES DOS PARTICIPANTES. Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais ou morais aos próprios ou a terceiros. Os participantes são responsáveis pela leitura e cumprimento do presente regulamento e da lei.
2.14 ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE. A organização e os seus colaboradores ficam isentos de qualquer responsabilidade descrita no ponto anterior. A organização declina qualquer responsabilidade em caso de acidente, negligência ou roubo de objetos ou valores de cada participante.
2.15 SEGURO DESPORTIVO. Todos os participantes estão cobertos por um seguro de prova / caminhada de acordo com o estabelecido no decreto lei nº10/2009, de 12 de janeiro.
3 INSCRIÇÃO
3.1 PROCESSO DE INSCRIÇÃO. As inscrições terão que ser efetuadas através do sítio web da LAP2GO (link disponível no tpo desta página) mediante o preenchimento dos dados solicitados e do respetivo pagamento (de acordo com os métodos indicados pela LAP2GO).
3.2 CONFIRMAÇÃO. Após a inscrição e o pagamento, o participante ou o clube irão receber um mail de confirmação.
3.3 RECLAMAÇÕES / DÚVIDAS. Relativamente à inscrição, todas as dúvidas ou reclamações deverão ser enviadas para duratrail@gmail.com
3.4 VALORES E PERÍODOS DA INSCRIÇÃO.
(* Inclui almoço e t-shirt Compressport | ** inclui almoço e headband | inclui almoço e t-shirt de algodão).
3.5 CONDIÇÕES DE DEVOLUÇÃO DO VALOR DA INSCRIÇÃO (em caso de lesão, mediante apresentação de comprovativo médico)
Até 31 de agosto – 75%
Até 15 de setembro – 50%
Até 30 de Setembro – 25%
A partir de 1 de outubro – 0%
3.6 A INSCRIÇÃO INCLUI:
• Dorsal (levantar no secretariado);
• Abastecimentos;
• Almoço volante;
• Saco;
• Medalha de finalista (trail);
• Seguro de responsabilidade civil;
• Seguro de acidentes pessoal;
• Banhos;
• Massagens (mediante disponibilidade);
• Transporte para a meta (em caso de desistência);
• Assistência médica e socorro nos locais devidamente assinalados;
• Outros brindes que a organização possa angariar e anuncie oportunamente.
4 ESCALÕES ETÁRIOS E PRÉMIOS
4.1 CLASSIFICAÇÃO POR ESCALÕES ETÁRIOS/SEXO. A classificação das provas de trail será organizada por equipas, por sexo e por escalões etários conforme a metodologia referida no quadro abaixo.
4.2 ATRIBUIÇÃO DE TROFÉUS/ PRÉMIOS. Nas provas de trail, serão atribuídos troféus ou prémios aos três primeiros classificados de todas as classificações acima referidas.
4.3 DIVULGAÇÃO DAS CLASSIFICAÇÕES. As classificações serão divulgadas neste site e na página do evento no Facebook (https://www.facebook.com/duratrail).
 
4.4 HORÁRIO DA CERIMÓNIA. Os troféus serão entregues às11:30 para o DURATRAIL 12KM, às 12 horas para o DURATRAIL 18KM e às 13 horas para o DURATRAIL 32KM.
5.2 ONDE FICAR: ver informação em https://visitsetubal.com.pt/onde-ficar-2/
 
5.3 SÍTIOS PARA COMER, BEBER, VISITAR OU COISAS PARA FAZER: ver informação em https://visitsetubal.com.pt