- Publicidade -

Quem nunca ficou boa parte da noite a rolar de um lado para o outro, sem conseguir pegar no sono? O outro dia, após esta experiência exaustiva, pode ser cruxificante.

Sem as horas necessárias de descanso, o corpo responde de maneira extremamente negativa, afectando o raciocínio e o bem-estar físico. Se está difícil pegar no sono, as dez dicas abaixo podem ajudá-lo a atingir o sono e os benefícios que ele proporciona. Finalmente, se tem dificuldades em adormecer, manter o sono ou acorda mais cedo do que deseja, não se sente revigorado depois de dormir ou sofre de sonolência excessiva durante o dia, também deve consultar o seu médico. Observe que tipo de problema de sono o está afectando-o, ou se está com sono quando se deve estar acordado e alerta. Pode haver uma causa subjacente que esteja a provocar o distúrbio no seu descanso nocturno.

O seu médico irá ajudar a tratar o problema ou pode encaminhá-lo para um especialista do sono. Antes, porém, poderá tentar essas alternativas: « .:

1. Deve-se manter um tempo regular na cama, incluindo fins-de-semana. Ou seja, acostumar o corpo com aquela rotina de descanso.

2. Estabeleça uma hora para deitar-se. Pouco antes, relaxe com um banho quente ou faça imersão numa banheira de água quente, e depois leia um livro ou ouça música relaxante.

3. Deve-se criar um ambiente propício ao sono, que é escuro, silencioso, confortável e fresco.

4. Durma num colchão e travesseiros confortáveis.

5. Use o seu quarto apenas para dormir.

6. Termine as refeições pelo menos 2-3 horas antes do horário regular para dormir.

7. Exercite-se regularmente. Melhor ainda, se o fizer algumas horas antes de deitar-se.

8. < Evite ingerir cafeína antes de dormir (café, chá, refrigerantes, chocolate). Isso pode mantê-lo acordado!

9. Evite a nicotina, pode provocar agitação, inibindo o sono__;,.. “”””-

1O. Evite bebidas alcoólicas perto da hora de dormir. Ao contrário do que se pensa, isso faz muito mal ao organismo, e os efeitos só vêm a longo prazo.

 

Cuide-se!