- Publicidade -

No passado domingo realizou-se a 16.ª Corrida do Mirante na Junta de Freguesia da Ota, com organização da WeRun e como “quartel general” (onde tudo aconteceu) o Centro Social Recreativo da Ota. Este evento foi constituído por duas provas de trail (curto e longo) e uma caminhada. A prova de trail longo que inicialmente teria 23 km, foi encurtada para 19 km (o que foi informado atempadamente pela organização), devido ao calor esperado (e sentido) e, obviamente, foi a primeira a iniciar-se, às 10h. A prova de trail curto, de 12 km, e a caminhada iniciaram-se às 10h30.

No que respeita à prova de trail curto, foi um percurso interessante e muito bem marcado. Foi diversa quanto à tipologia de solo, tendo tido fases de alcatrão, terra batida e trilhos, e a vista do Mirante é fantástica. O acumulado de desnível positivo foi de 354 m (segundo o meu relógio) e a distância percorrida 11,14 km (novamente, segundo o meu relógio). O abastecimento de líquidos ocorreu ao 5.º quilómetro. À chegada, tivemos direito a um abastecimento de líquidos e sólidos, e à lousa característica das etapas do Circuito Lisboa Trail by Buff, sendo que esta foi a última etapa do circuito. No Centro Social, tivemos a oportunidade de tomar banho, apesar de geladinho. Esta prova é caracterizada pelo almoço-convívio, onde ocorreu também a entrega de prémios (alguns deles muito bons, como relógios), não só da prova, mas também do Circuito. Sendo esta a prova final do Circuito e apurados os pontos totais, foram atribuídos os prémios aos vencedores do Circuito.

Como ponto a melhorar na prova em si, sugiro o horário da mesma, a meio de junho a probabilidade de estar calor é elevada, sendo esta uma prova cujo percurso tem pouco coberto vegetal e, por consequência, poucas sombras, iniciar-se às 10h30 e com só um ponto de abastecimento de líquidos, o calor foi um difícil de suportar. Como ponto a melhorar nos bónus, é a colocação de assentos para o almoço, comer sentadinho depois de uma prova sabe a glória.

Como esta foi a última prova do Circuito, aproveito para fazer uma consideração geral do mesmo. Penso a ideia do Circuito é fantástica, dando a oportunidade de as pessoas que moram e praticam trail na região de Lisboa o poderem fazer na sua região, sem implicar grandes viagens e/ou estadias para poder competir. Este Circuito mostra-nos também o muito que há para descobrir na região de Lisboa, natureza que não fazemos ideia, e pequenas povoações tão pacatas a 10 minutos do rebuliço da cidade de Lisboa. Portanto, 5 estrelas na ideia. Claro que há pontos a melhorar, que na minha perspetiva são maioritariamente quanto aos horários das partidas, distanciamento temporal da partida das diferentes provas, por exemplo. Este Circuito implica um esforço hercúleo por parte da organização devido à quantidade de provas e atletas a gerir e no computo geral estão de parabéns. Estou confiante a cada próxima edição a organização conseguirá driblar as dificuldades desta edição.

Participação Equipa Aminhacorrida/Myprotein

 

  • Margarida Amaro – 1 Classificada trail Cruto
  • Carla Fernandes
  • Carla A. Fernandes
  • Carlos Lopes

Fotografias

ThatFramec

Fernanda Silva

 Luís A. Santos 

Bernardete Morita Photography

 

Classificação

 

Carla Fernandes