- Publicidade -

Estar acima do peso é algo que incomoda bastante, pela autoestima,  desconforto físico os inúmeros prejuízos à saúde. Uma pessoa com sobrepeso pesa mais do que é considerado ideal para a sua altura, idade e sexo. E isso acontece por diversos fatores dentre os quais sedentarismo e uma dieta desequilibrada. Se você está em busca de dicas para quem está acima do peso, chegou ao lugar certo.
O primeiro passo já está dado: saber que está com sobrepeso e lutar contra isso para ter uma vida melhor. Agora é hora de pensar num plano de ação. Nada de incluir dietas mirabolantes e restritivas muito rapidamente. Muito menos sair a correr meia maratona se nunca praticou exercícios físicos. Um passo de cada vez. Em relação à alimentação, faça trocas inteligentes. Já com exercícios, estabeleça metas desafiadoras, porém viáveis e se proponha a incluir a atividade física gradativamente na sua rotina. Vamos por partes apresentar-te algumas dicas para você chegar lá.

EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA QUEM ESTÁ ACIMA DO PESO
O aliado fundamental para você que está acima do peso é praticar atividade física com quem entende do assunto. Como falei lá no início, ela tem que ser incluída gradualmente, mas precisa fazer parte da sua vida. O hábito vai-te ajudar a se sentir bem física e mentalmente.

Aqui você vai conseguir emagrecer sem sofrer, sem contar que você pode malhar na sua casa e encaixar no seu planeamento o tempo ideal para praticar. Uma super comodidade, não? Além disso, temos um tempo de especialistas para criar treinos personalizados, que vão fazer com que você Emagreça Definitivamente.

Vamos às dicas!

1. Aquecimento
Ao se matricular, você terá acesso a uma rotina de treinos diária, que inclui o aquecimento. Sempre faça o aquecimento antes de praticar atividade física. Se você está com sobrepeso o cuidado deve ser ainda maior, pois os quilos a mais sobrecarregam as articulações, que acabam a levar mais tempo para se acostumarem com os movimentos feitos durante os exercícios físicos.

2. Atenção a respiração
Se você está acima do peso, provavelmente fica com aquela sensação de falta de ar, ofegante até mesmo com atividades leves. Saiba que isso é normal. Com o sobrepeso, os pulmões são pressionados com excesso de gordura e na hora de expandir têm certa dificuldade durante a inspiração. O corpo passa a receber menos oxigênio, e para compensar essa falta, aumenta a frequência da ventilação, o que causa da falta de ar. Portanto, vá com calma e preste atenção ao respirar enquanto pratica exercícios físicos.

3. Invista em exercícios aeróbicos
Eles ajudam e muito na perda de peso. E aqui, novamente, reforço o alerta: consulte um especialista antes de praticá-los. Uma vez liberada, preste atenção nos movimentos feitos para evitar leões nos músculos e articulações. Alguns exercícios aeróbicos podem ser bastante divertidos e você emagrece de forma leve e saudável. Ao se matricular connosco, você vai escolher o seu objetivo e se for emagrecimento, sua rotina será praticamente toda com exercícios aeróbicos.

4. Aproveite os treinos Intervalados
Estes são os que mais te ajudarão a perder peso e reduzir medidas. O Aerohiit por exemplo é uma modalidade exclusiva da Exercício em Casa, são treinos divertidos, gostosos, intervalados e que vão-te fazer perder muito peso em pouco tempo.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA QUEM ESTÁ ACIMA DO PESO
5. Anote o que você come
Temos acesso a muitas informações hoje em dia. No fundo, sabemos quais os alimentos são os corretos e o que precisamos evitar ou até mesmo cortar da nossa dieta. Quando você passa a anotar o que está comendo vai perceber onde estão os erros e passar a se corrigir sozinha. Caso seja possível contar com a ajuda de uma nutricionista, anotar os seus hábitos alimentares vai ser bom para ela entender onde você está a errar.

6. Crie uma rotina alimentar saudável
É importante que, de acordo com sua rotina, você estabeleça as refeições que fará durante o dia. Sabe o planejamento que fazemos com muitas atividades em nossas vidas? Ele também tem que acontecer na hora de pensar na sua alimentação.

Se proponha a fazer cinco refeições por dia. Estabeleça os horários e cumpra. Falamos no início deste artigo sobre fazer escolhas inteligentes; e isso consiste em escolher alimentos integrais, por exemplo. Eles são ricos em nutrientes e fibras que ajudarão seu organismo.

7. Saiba o que você está a comer
Outra dica bacana é analisar o rótulo do que você está a comer. Quando começamos uma dieta, quase sempre vamos atrás de alimentos light e nem sempre a troca é vantajosa. Aprenda sobre os ingredientes contidos nos alimentos e passe a ler os rótulos mais criteriosamente para fazer as suas escolhas.

8. Se alimente sempre, mas em pequenas porções
Preferencialmente, não fique sem se alimentar por mais de 4 horas. As 5 refeições que falamos são justamente para ter os lanchinhos entre as chamadas refeições principais.

9. Cuidado com os embutidos
Sinal de alerta bem grande ao ingerir embutidos como: mortadela, salame, presunto. Esses alimentos são ricos em gordura, colesterol e sódio, bastante prejudiciais para você que está com sobrepeso. Opte pelos menos gordurosos, como peito de peru.

10. Fuja do açúcar refinado
O mesmo sinal de alerta dos embutidos vale para ingestão de doces. O açúcar refinado deve ser evitado numa dieta para quem está a combater o sobrepeso. Nada de bolos, bolachas recheadas, chocolates… Opte por alimentos com adoçantes naturais como mel e açúcar da fruta.

11. Leites e derivados
Ao consumir leite e derivados opte pelas versões desnatadas. Quanto menos gordura, menos colesterol e calorias você estará a ingerir diariamente.

12. Lanches entre as refeições
Para os lanchinhos entre as refeições, escolha alimentos fáceis de serem carregados na bolsa, para você não se sabotar com algo gorduroso na lanchonete. Dicas de alimentos gostosos e saudáveis para um lanche são iogurtes, barra de cereais e frutas.

13. Frutas
Falando nelas, comer pelo menos 2 frutas por dia é muito importante para sua saúde. Frutas vermelhas são ótimas opções. Confira aqui algumas das suas vantagens.

14. Saladas e legumes
Abuse de saladas e legumes. Esse combo deve fazer parte da sua alimentação todos os dias. Ao temperá-los, opte por suco de limão e vinagre e evite os molhos prontos. Você pode também usar azeite, mas se estiver acima do peso cuidado! É preciso moderação ao consumi-lo porque apesar de benéfico à saúde, por ter gorduras boas ao coração, esse óleo é um alimento calórico.

15. Hidrate-se
Faça da água sua parceira. Ela ajuda a eliminar toxinas que liberamos no corpo. Durante a refeição, beba apenas um copo pequeno equivalente a 200ml para não prejudicar sua digestão.

Outras bebidas são bem-vindas, como é o caso da água de coco. Mas por ser calórica, beba moderadamente, afinal a ideia é emagrecer com saúde. Evite bebidas gaseificadas. Refrigerantes então, penso que não preciso nem falar, não é?

16. Carnes
Na hora de escolher carnes, opte pelas versões menos calóricas. Peixe, frango e os chamados cortes magros da carne bovina vão-te ajudar na perda de peso.

MAIS DICAS PARA PERDER PESO
17. Não foque no seu peso e sim pense em ficar em forma.
O que você pode fazer para melhorar a situação que está? É esse o pensamento que você tem que ter.

18. Emagrecer é um processo
E quando você estiver a passar por ele precisa primeiro se sentir bem, para manter-se motivada. Invista em roupas que te façam se sentir bonita como está e ajudam-te na autoestima. Nada de ficar se comparando ao jeans que cabe na sua colega e em você não. Olhe para você!

19. Se inspire em alguém real.
Ao olhar para musas fitness e influencers talvez você sinta uma realidade um tanto quanto distante da sua. Tente olhar para pessoas que, longe da fama, já passaram pelo mesmo processo que você. Encontre histórias de quem já esteve acima do peso e conseguiu de maneira saudável reverter o jogo. Aqui na Exercício em Casa temos muitos antes e depois pra te inspirar!

20. Ame o seu corpo e ame você.
Lembre-se: não importa o que os outros dizem. O processo de emagrecimento é seu e você está fazendo isso por você. Ao olhar no espelho tenha certeza de que tudo que está fazendo é por um único objetivo: se sentir melhor. Adotar medidas de emagrecimento vai-te ajudar a ser mais saudável e sentir orgulho de você. E tem sensação melhor que essa?

Espero que todas as dicas de hoje tenham-te ajudado a perceber que lutar contra o sobrepeso vai muito além de fatores estéticos, e que você deve adotar medidas para inserir em sua rotina porque você se ama e quer o melhor para a sua saúde e bem-estar.

Eu sei, vão ter dias mais difíceis, outros mais motivadores, mas o importante é não desistir! E claro, se precisar de ajuda para conquistar os seus objetivos e metas conte com a gente!

Espero em breve poder ler seu depoimento compartilhando seus resultados e inspirando outras mulheres.

Um abraço e até breve!
Prof. Dani Buscariol.