20 km da Marginal – por Ana Amaro

0
- Publicidade -

Realizou-se hoje, dia 14 de abril de 2019, os 20km da Marginal, organizado pela Xistarca.
A prova teve início às 9 horas e oito minutos, junto ao Casino do Estoril, dirigindo-se para a Av. Marginal no sentido Cascais-Lisboa em direção à Av. da Índia até à meta, instalada na Praça do Império (Belém). A prova teve ainda uma caminhada de 4 km, com partida às 09h45 na Praça do Império, seguindo na direção de Algés, onde se fez o retorno, seguindo pelo mesmo percurso até à meta na Praça do Império.

A Xistarca está de parabéns pela preocupação demonstrada na utilização de plásticos nos seus eventos, promovendo a reutilização de alguns materiais, assim como, abdicar de outros nocivos ao meio ambiente e ao futuro do planeta Terra. Deste modo, foi solicitado aos atletas que nos abastecimentos depositassem o seu lixo nos caixotes, não deixando vestígios no chão e que utilizassem o desconto da CP para se deslocar para a prova. A entrega do dorsal, chip e alfinetes foi feito dentro de um envelope reciclado.

No abastecimento final, foram colocados sacos amarelos a servir de ecoponto para as garrafas de água seguirem para a reciclagem e a organização forneceu apenas uma garrafa de água por atleta, sendo possível depois enche-la com água da rede pública.
Foi a primeira vez que fiz esta prova e gostei bastante do percurso.

Apesar do nevoeiro nos impedir de ver o mar, deu para correr ao som das ondas e o tempo apesar da chuva miudinha e de algum vento, estava muito bom para a prática de exercício físico. O tempo afastou do percurso o público mas compensou o facto de ao mesmo tempo se realizar a 80ª Estafeta Cascais- Oeiras- Lisboa e irmos passando pelos locais de troca das estafetas. Os outros atletas que estavam à espera dos seus colegas de equipa, iam batendo palmas e incentivando quem seguia nos 20km.
Uma prova muito bem organizada e que é de certeza para repetir.

resultados