- Publicidade -

Decorreu no passado dia 13 de outubro de 2019 às 10h00 a 22ª edição da Meia Maratona da Moita (e em conjunto, a 19ª Mini/Caminhada Ribeirinha da Moita). A prova, organizada pela Câmara Municipal da Moita, o Centro de Atletismo da Baixa da Banheira, o Clube Amigos do Atletismo da Moita, o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, o Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho, o Núcleo de Atletismo do Penteado, o Grupo Desportivo Fonte da Prata e o Grupo Desportivo Popular do Chão Duro teve a distância aferida pela F.P.A de 21.097 metros.

Os cerca de 350 atletas que alinharam à partida, tinham pela frente um percurso desafiante, maioritariamente rural mas passando por alguns Bairros da Moita e freguesias vizinhas, onde o apoio popular estava presente na rua. O dia estava fresco e ventoso, o que ajudava à dureza da prova, mas as constantes paisagens bucólicas ajudavam a abstrair desse facto.

Com uma variada oferta de prémios monetários e troféus (Taça para as 10 primeiras equipas, prémios extra para séniores e veteranos) era natural que a concorrência fosse aguerrida.

Na geral feminina, tivemos nos três primeiros lugares as seguintes atletas:

01:19:31 – Susana Cunha do Recreio Desportivo Águeda
01:23:08 – Miriam Martins do Grecas-Vagos
01:26:08 – Raquel Cristina Frade Cabaço do Grupo Desportivo Diana

E na geral masculina, com uma fantástica chegada ao sprint dos dois primeiros atletas, os seguintes atletas:

01:09:19 – Marco Miguel do Clube De Praças Da Armada
01:09:26 – Joao Pereira do Maratona Clube Portugal
01:10:10 – Paulo Paula do Run Tejo

A totalidade dos resultados está disponível no site oficial da prova.

Em resumo, o preço simpático, os três abastecimentos de água, o saco, a t-shirt e a medalha fazem esta prova apetecível (ainda para mais sendo uma distância certificada) para quem mora na Grande Lisboa e deseja fazer uma Meia Maratona sem ter de andar aos esses e encontrões. Foi a minha segunda participação e com certeza, voltarei à Moita.