Saucony Trail Running 2019
- Publicidade -

A prática de exercício físico regular promove não só a melhoria a nível físico, como a nossa saúde mental. Com apenas 10 minutos de atividade física diária sentimos o impacto positivo a nível da agilidade mental e do humor.

Melhora a memória
O aumento da capacidade aeróbica tem relação direta com a melhoria das funções cognitivas, contribuindo para a integridade do cérebro e do sistema cardiovascular, o que otimiza o tempo de reação e a amplitude da memória. À medida que envelhecemos, aumenta o risco de contrair doenças degenerativas.

Porém, com a prática de exercício físico, conseguimos aumentar as substâncias químicas do cérebro que previnem a degeneração dos neurónios.

Melhora a qualidade do sono
O exercício físico proporciona a libertação de hormonas que influenciam no ciclo sono-vigília, o que significa dormir melhor. Isso faz com que a pessoa passe a ter mais disposição para o dia a dia, melhorando o seu humor.

Aumento da autoestima
Contribui no alcance de metas, como a perda de peso e a tonificação dos músculos, o que favorece a construção e a otimização da autoestima. Além disso, uma melhor perceção de si mesmo, aliada à autoestima elevada, consequentemente ajuda na saúde emocional, contribuindo com uma melhoria nas relações interpessoais.

Desenvolvimento de habilidades emocionais
Assim como no nosso quotidiano, no desporto somos testados quanto aos nossos limites e capacidade de superação. Desenvolvemos a dedicação e disciplina, e prendemos a lidar com as derrotas e com as vitórias. Melhora a forma como enfrentamos os obstáculos que nos surgem ao longo da vida.