young beautiful and athletic sport woman tired and exhausted breathing and cooling down after running in urban training workout on modern metal city bridge in female runner body care concept
- Publicidade -

Melhorar a resistência na corrida ajuda a usar a energia da melhor forma e minimizar a perda de velocidade sobre a distância e o tempo percorrido. Alguns corredores enxergam isso como um grande desafio, mas adotar certos hábitos e mudar algumas coisas nos seus treinos podem fazer toda a diferença.

4 dicas para melhorar a sua resistência na corrida

1. Varie nos treinos

De acordo com a professora da academia Bio Ritmo, Carolina Santos, para aumentar a resistência e evoluir na corrida é importante não praticar sempre o mesmo treino. Variar treinos de corrida é tão fundamental para melhorar a aptidão física, o condicionamento, a técnica, a força e a resistência muscular, quanto para evitar lesões e aguentar correr cada vez mais.

Para melhorar a resistência os treinos mais indicados são: os de longa distância, o fartlek e o intervalado. Para a professora, não importa o tempo que você pratica e nem o seu nível de corrida, a dica é a mesma. Todos devem variar treinos O corpo precisa de estímulos diversificados para melhorar o seu desempenho, não importa se você é um corredor amador.

2. Respire corretamente

Segundo o treinador Tiago Talarico, aprender a respirar melhor na hora do exercício pode evitar que você se canse com tanta facilidade. O ciclo de respiração simultâneo ajuda a economizar energia e a estabelecer um ritmo respiratório. Por isso, coordene-se. Você pode, por exemplo, a cada duas passadas, inspirar e a cada outras duas expirar; o importante é que o intervalo entre dois movimentos seja o mesmo. Não importa como, você variar até encontrar a melhor maneira e se ajustar. Depois de um tempo esse processo se automatiza, afirma.

3. Pratique outros desportos

Na corrida, a resistência é necessária para manter as forças físicas e psicológicas, qualquer que seja à distância a ser percorrida, por isso praticar modalidades complementares pode trazer diversos benefícios. Investir em outros desportos como a natação, musculação, pilates, entre outros só tendem a melhorar a flexibilidade, a consciência corporal e consequentemente a sua corrida.

4. Mantenha a regularidade, mas sem exageros

Manter regularidade na corrida vai permitir que você tenha cada vez mais fôlego. Por isso, é importante ter um plano de treino para manter a regularidade na corrida e respeitar os dias de descanso. Em geral, correr três vezes por semana, é uma boa frequência. Lembre-se sempre de ir a aumentar a velocidade e a duração do treino gradualmente. Não se force para ir além daquilo que você consegue.