Todo começo é difícil e com o desporto não é diferente. Iniciantes na corrida costumam ter dúvidas de todo o tipo, mas algumas das mais frequentes estão relacionadas aos treinos. É só sair correndo? Tem um jeito certo de respirar? Preciso ir à academia?

Antes de começar a debater pace, melhores maratonas, qual o melhor tênis, o que comer no pré-treino, entre outras questões que alguns corredores experientes tratam com grande importância, é bom ficar atento a alguns pontos que devem te fazer ter uma vida mais longeva e proveitosa em treinos e provas.

Dicas de treino para iniciantes na corrida

  1. Não se esqueça dos braços

Os braços são tão importantes quanto as pernas na hora de correr. Parados demais, diminuem a mobilidade e atrapalham a postura; balançando demais, ou muito na frente do corpo, impedem que você alcance a melhor forma de correr.

Publicidade

Ou seja, braços de corredor se movimentam, funcionam como pêndulos e ajudam o corpo a se impulsionar para a frente. Então, se você quer começar a correr: não se esqueça dos braços.

Veja outros benefícios de investir nos braços e sugestão de exercícios para fortalecer.

  1. O core é fundamental 

O core é nosso centro de força, composto por 29 pares de músculos que suportam e estabilizam bacia, pélvis e o abdômen. Um core forte ajuda o atleta a aguentar o tranco da corrida, ajuda na postura e estabiliza o impacto que o desporto tem nas articulações. Além disso, ajuda na respiração.

Se você é iniciante na corrida, invista, sobretudo, em exercícios de prancha isométrica e abdominais . Há outras opções, como o superman e o mountain climber.

Veja 3 exemplos de exercícios para o core que ajudam na corrida e os motivos do core ser tão importante para o treinamento do corredor.

 

  1. Agache, salte e corra

Todo corredor deveria agachar muito. E saltar também. Box, caixa, step, qualquer uma dessas opções que te faça trabalhar força e potência muscular. A força da impulsão dos membros inferiores e a estabilidade do core ajudam, e muito, o atleta a fortalecer o corpo e fugir de lesões na corrida. Agachar vai te deixar mais forte. Saltar vai te dar mais potência muscular para subir, descer ou acelerar.

  1. Invista nos treinos educativos

Eles podem até ser chatos de fazer. Mas ajudam (e muito!) a mecânica dos iniciantes na corrida. Além disso, trabalham os músculos utilizados na modalidade. Ou seja, não podem ser esquecidos. Houpserlauf, escadinha de mobilidade e corrida para trás são alguns exemplos de educativos extremamente úteis. O resultado vai te fazer começar a gostar deles.

  1. Treine a respiração

Se você é um iniciante na corrida, já teve ou tem essa dúvida: existe um só jeito de respirar direito? A resposta é não. Você pode usar o nariz ou a boca, de acordo com o que te deixar mais confortável. Mas é importante treinar a respiração, assim como os outros elementos envolvidos na corrida.

Existem três tipos de respiração: diafragmática, intercostal e pulmonar, sendo que a primeira promove uma maior captação de ar. Logo é a mais eficiente para atletas. Existem exercícios para treinar a respiração, assim como dicas para respirar melhor.

 

fonte: www.ativo.com/