- Publicidade -

A Maratona da Europa é um projeto de dimensão internacional que nasceu no coração de uma das mais belas cidades de Portugal: Aveiro. 
A primeira edição teve lugar no dia 28 de abril de 2019, às 8h30,  num cenário de excecional beleza, entre as encantadoras ruas e canais da cidade de Aveiro, a “Veneza Portuguesa” como lhe chamam e a maravilhosa Ria de Aveiro.

A Maratona da Europa contou com a coorganização e total apoio da Câmara Municipal de Aveiro, com os seus Parceiros de organização, a Turismo do Centro de Portugal e a empresa GlobalSport, responsável por projetos desportivos.

O evento foi composto por uma Maratona; uma Meia Maratona; uma Mini Maratona e uma Caminhada de cinco km.

A Madrinha da primeira edição da Maratona da Europa foi Aurora Cunha, uma das melhores atletas Portuguesas de todos os tempos, foi três vezes campeã do mundo e vencedora de algumas das maiores e mais prestigiadas maratonas do mundo: Paris, Tóquio, Chicago e Roterdão.

A Maratona teve como vencedores absolutos dois atletas não profissionais. No masculino Fábio Oliveira (ACD S. João da Serra), seguindo-se o 2º lugar Augusto Costa (Indiv.) e o 3ºlugar para Henrique Costa (Indiv.)

No sector feminino a vencedora absoluta foi Graça Costa (Amigos da Montanha), seguindo-se o 2º lugar para Beatriz Alves (Indiv.) e o 3ºlugar para Sandra Fonseca (Indiv.).

Meia Maratona que teve como vencedor absoluto no masculino Carlos Lopes (Indiv.) seguindo-se o 2ºlugar para Ricardo Gomes (Indiv.) e o 3ºlugar para Paulo Morais (Indiv.)

No sector feminino a vencedora absoluta foi Carla Martinho (Indiv.), seguindo-se o 2º lugar para  Solange Jesus (Indiv.) e o 3ºlugar para Alexandra Oliveira (RD Águeda).

Na Mini – Maratona os vencedores no masculino foram em 1º lugar André Guimarães (Indiv.),2ºlugar Hugo Borges (Indiv.) e em 3º Pedro Nadais (RD Águeda).

No sector feminino a vencedora absoluta foi Vera Fernandes (AA Belavista),seguindo-se o 2º lugar para Bárbara Oliveira (RD Águeda)   e o 3ºlugar para Edite Santos (Indiv.).