- Publicidade -

Em tempos de dieta sem glúten, o pão costuma ser o primeiro alimento riscado da lista de quem quer perder peso. Entretanto, há muitas versões que não são inimigas da dieta e a NiT reuniu seis opções de pães de frigideira super rápidas de fazer.

Para preparar cada uma delas, vai precisar apenas de cinco ou dez minutos. Os pães podem ser servidos no pequeno-almoço, no lanche e até pode aproveitá-los para uma refeição principal, quando não quiser um prato muito elaborado.

As receitas foram todas retiradas do blogue NiT “Mamã Paleo“, de Ana S. Guerreiro. Autora da plataforma sobre alimentação paleo mais lida do País, ela partilha com os seguidores alternativas sem glúten, sem lactose e para quem quer reduzir o consumo de hidratos de carbono no dia a dia.

A maioria dos pães de frigideira selecionados são low carb e tem no máximo oito ingredientes — muitos deles com certeza já tem na despensa.

Há pão com atum, pão com lombo de porco, pão com frango e até uma opção fofinha para fazer as mais diferentes combinações e outra para quando tiver vontade de comer um hambúrguer

Pão chapata

Do que precisa

— seis colheres de sopa de água;
— uma colher de sopa de azeite;
— uma colher de sopa de araruta ou polvilho azedo;
— uma colher de sopa de farinha de amêndoa ou de linhaça;
— uma colher de sopa de trigo sarraceno ou aveia ou teff;
— pitada de sal;
— pitada de fermento sem glúten para bolos.

Como faz

Mexa bem todos os ingredientes. Cozinhe numa frigideira antiaderente tapada e com o lume no mínimo. Deixe cerca de dois minutos de um lado e 30 segundos do outro. Caso seja necessário utilize azeite ou óleo de coco para untar a frigideira.

Pão de atum

Do que precisa

— um ovo grande;
— uma lata de atum em água (bem escorrida);
— uma colher de sopa de salsa e/ou coentros picados;
— duas colheres de sopa de farinha de amêndoa ou de linhaça moída;
— uma colher de chá de alho picado ou alho seco em pó;
— sal e pimenta a gosto;
— algumas gotas de limão.

Como faz

Coloque todos os ingredientes numa taça e com a ajuda da varinha mágica transforme tudo numa pasta espessa. Em seguida, coloque o preparado numa frigideira com propriedades antiaderentes tapada e com o lume no mínimo. Deixe cerca de dois minutos de um lado e um minuto do outro. Caso seja necessário, pode untar ligeiramente a frigideira com óleo de coco. O pão pode ser servido puro ou pode cortá-lo ao meio, rechear e levar à tostadeira.

Pão de carne

Do que precisa

— dois ovos;
— 85 gramas de lombo de porco assado (também pode ser outro tipo de carne);
— uma colher de sopa de farinha de amêndoa ou de linhaça;
— meia colher de café de alho em pó;
— pitada de sal;
— pitada de fermento sem glúten para bolos.

Como faz

Comece por triturar a carne num robot de cozinha ou com a varinha mágica. Em seguida, adicione os outros ingredientes e triture novamente até transformar tudo numa pasta espessa e homogénea. Coloque o preparado numa frigideira com propriedades antiaderentes tapada e com o lume no mínimo. Deixe cerca de dois minutos de um lado e um minuto e meio do outro.

Caso seja necessário, unte ligeiramente a frigideira com óleo de coco ou azeite. O pão pode ser servido puro, cono sandes ou torrada. A sugestão do blogue NiT “Mamã Paleo” é rechear com abacate, agrião, pimentas e ervas frescas, como na foto.

Pão de frango

Do que precisa

— 80 gramas de peito de frango cru;
— uma colher de café de azeite;
— um ovo grande;
— duas colheres de sopa de linhaça moída;
— temperos a gosto (como sal, pimenta preta.

Como faz

Coloque todos os ingredientes numa taça e com a ajuda da varinha mágica transforme tudo numa pasta espessa. Em seguida, coloque o preparado numa frigideira com propriedades antiaderentes tapada e com o lume no mínimo. Deixe cerca de dois minutos de um lado e um minuto do outro. Caso seja necessário, pode untar ligeiramente a frigideira com óleo de coco. Pode comer assim ou cortar ao meio, rechear e levar à tostadeira.

Pão de hambúrguer

Do que precisa

— um ovo médios inteiro;
— uma colher de sopa rasa de farinha de amêndoa;
— uma colher de sopa rasa de linhaça moída;
— uma colher de  chá de farinha de coco ou de sementes de girassol em farinha;
— um fio de azeite;
— pitada de sal;
— uma colher de café de fermento sem glúten para bolos.

Como faz

Misture bem todas as farinhas e o fermento. Junte o ovo batido, o fio de azeite e a pitada de sal. Deve ficar uma massa mais para o espesso, se estiver muito liquida (pode variar um pouco dependendo do tamanho do ovo), junte mais um pouco de uma das farinhas.

Aqueça uma frigideira ligeiramente untada com óleo de coco ou azeite. Com a frigideira na bica mais pequena e lume no mínimo, coloque a massa com cerca de um centímetro de altura. Se preferir um pão mais fofo e alto, altere para um centímetro e meio. Decore com sementes (opcional) e tape com uma tampa. Deixe cozinhar cerca de um a dois minutos. Destape e vire o pão, deixe cozinhar mais 30 segundos e retire da frigideira. Corte em dois na horizontal e está pronto a usar.

Pão fofo

Do que precisa

— 12 colheres de sopa de água;
— uma colher de sopa de azeite;
— duas colheres de sopa de araruta;
— duas colheres de sopa de linhaça moída;
— uma colher de sopa de farinha de coco;
— pitada de sal;
— pitada de fermento sem glúten para bolos;
— sementes de papoila para decorar.

Como faz

Mexa bem todos os ingredientes. Verta o preparado numa frigideira com propriedades antiaderentes, polvilhe com as sementes. Tape e deixe o lume no mínimo por cerca de dois minutos de um lado e mais 30 segundos do outro. Caso seja necessário utilize azeite ou óleo de coco para untar a frigideira.