78ª ESTAFETAS CASCAIS-OEIRAS-LISBOA / resumo

0

 

 Com organização da Associação de Atletismo de Lisboa e da Xistarca na manhã de dia 23 de Abril de 2017, passado domingo, a Marginal que percorre os concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa foi mais uma vez palco da prova “histórica” prova do calendário nacional de corridas de estrada, a 78ª ESTAFETAS CASCAIS-OEIRAS-LISBOA e a sua “irmã mais nova” os 20Km da Marginal (prova individual).

A manhã acordou com céu bem limpo e a indicar que o dia iria aquecer, estamos já em plena Primavera e a nossa costa tem uma luz única, mas que por vezes torna-se já um pouco quente para correr. O que veio a confirmar-se mais tarde ao longo da prova e com a aproximação do pico do Sol.

As provas tinham partida no Estoril, junto ao Casino, percorriam a Marginal junto ao Oceano e ao Tejo e a meta estava instalada em Lisboa, na Praça do Império (Belém).

A primeira prova a sair para a estrada foi a de 20km em linha, competição de cariz individual, com partida marcada para as 9.30. A prova foi ganha por Paulo Guimarães (AminhaCorrida/Myprotein) com 1h11m22s, com 1m25s de avanço em relação ao 2ºclassificado Luis Lima (GFD Running) e em 3ºClassificado João Pereira a 2m22s do grande vencedor do dia.

No sector feminino destacou-se Danielle Sansonetti gastando 1h22m45 para percorrer os 20k de prova deixando bem longe a concorrência, Fernanda Santinha a 7m03s e Lúcia Oliveira(Generb) a 8m25s.

Na prova dos 20km linha individuais terminaram a prova 617 atletas.

Ouvimos o grande vencedor do dia, Paulo Guimarães:

“Hoje lá fui eu fazer a mítica prova dos 20km de Cascais-Lisboa uma prova com mais ou menos 600 atletas a participar num percurso com alguma exigência, principalmente no Alto de St. Amaro. Na partida tive a companhia de um atleta, mas foi por pouco mais de 2km, depois andei sempre sozinho até à meta. Durante a prova tive sempre os aplausos dos outros atletas que iam fazer a estafeta o que é sempre um bom incentivo. O meu obrigado a quem torna isto possível e á família que é quem dispensa o tempo para ir treinar.”

 

Na prova que deu origem a este evento a 78ª ESTAFETAS CASCAIS-OEIRAS-LISBOA, um nome grande do atletismo nacional volta a estar no topo, falamos da equipa do Maratona Clube de Portugal. É um regresso do Maratona a grandes vitórias por equipas, pois de há uns anos para cá extinguiu as suas equipas de elite (fem e masc) tendo apostado apenas na formação, com um ex-atleta a impulsionar e muito o desenvolvimento atlético dos mais jovens, falamos de Álvaro Costa. A estafeta do Maratona constituída por Humberto Francês, João Bertolo, Filipe Carvalho e André Oliveira gastou 1h05m02s para completar os 4 percussos deixando a equipa do GFD Running a 52segundos e a equipa2 do NA Taipas a 1m04s. No sector feminino por estafetas a equipa do GFD Running cilindrou, deixando a 2ªclassificada, a equipa5 do NA Taipas a 7m25s e a equipa da RB Running B a 10m31s.

Resultados:

http://xistarca.pt/resultados/20km-da-marginal-2017 – prova 20km em linha

http://xistarca.pt/resultados/estafeta-cascais-oeiras-lisboa-20km-da-marginal – prova por estafeta

A equipa AminhaCorrida/Myprotein fez-se representar nas estafetas, com uma equipa feminina e uma outra masculina. Os marcadores de ritmo eram igualmente atletas nossos. O nosso desejo das melhoras para Floriana Silva( marcador de tempo de 4’/km) que sentiu uma dor não lhe permitindo cumprir com o resto da prova nos objectivos pretendidos.

Após a edição 78ª já estamos a ansiar pela 79ª!