A importância de se manter hidratado

0

Um litro e meio para as mulheres, dois litros no caso dos homens são a receita diária de água para uma boa saúde e um bom treino para qualquer corrida.

Se somos o que comemos, como garante a sabedoria popular, a ciência tem provas dadas que a máxima é também válida para a hidratação. É que somos, de facto, o que bebemos.E são os números que o confirmam:52% a 66% do nosso peso composto por água, um dos principais ingredientes do organismo e essencial para a sobrevivência.

De resto,a perda de 20% da água que existe no nosso corpo podem mesmo levar à morte. Isto Porque, para além de ser o meio onde se dão todas as reações do organismo, cabe-lheo transporte dos nutrientes ou regulação da temperatura corporal. E se, em condições normais, o organismo pede cerca de dois litros de água por dia para compensaras perdas,nos dias de maior calor ou quando nos dedicamos à prática de atividade física, como a Corrida da Linha, pede ainda mais. Aqui,beber água assume um papel determinante devido à transpiração e respiração, a forma que o organismo tem de arrefecer o corpo.E que se faz através da eliminação de… água. Por isso, a receita é simples e válida para antes, durante e depois da prática de exercício físico:

Beber água,muita água.O que significa,no caso das mulheres,cerca de 1,5 litros por dia,quantidade que, para os homens, sobe para os dois litros diários.Mas não se preocupe,já que não precisa de beber tudo de uma só vez. O que pedem os especialistas não é uma maratona líquida, mas antes que vá bebendo,regular e repetidamente.

SITE DE TREINOS

Os conselhos do site ‘A Minha Corrida’ ( Carlos Lopes).

1 Tipo de garrafa.Em treino ocasional deve preferir uma garrafa de plástico.Hoje em dia já temos várias soluções de transporte de líquidos: mochilas com o suporte para água ou cintos com o mesmo efeito. Eu, numa preparação para uma maratona, levo sempre uma garrafa de água (33ml) comigo – o melhor é levá-la presa ou travada no calção.

2 Beber em treino. Só levo água em treinos superiores a 15 km, pois, é ao fim de uma hora que o corpo precisa de líquidos. Nunca bebo muito. Fundamental no verão é terá cabeça molhada.O organismo gasta muita energia a arrefecer o corpo.

3 Tipo de bebida. Perdemos muitos tipos de sais minerais no suor. Num treino normal aconselho água ou bebidas energéticas, em treinos longos devem ser apenas as bebidas energéticas, para o corpo não ter recaídas com a perda do sal.