- Publicidade -

Os benefícios da acupuntura no desporto têm sido validados ao longo dos últimos anos. Portugal não é excepção verificando-se uma procura crescente de atletas que buscam a acupuntura para tratar lesões ou melhorar a sua performance física. Alguns dos mais conceituados desportistas da atualidade incluem nos seus planos de treino e de competição tratamentos de acupuntura clínica, procurando não apenas o tratamento de lesões ou disfunções mas potenciar os mecanismos de recuperação pós-treino, permitindo melhorar o desempenho físico e mental, mantendo-os elevados ao longo de épocas desportivas cada vez mais longas e exigentes. 

Para além de acelerar os tempos de recuperação muscular e de atuar tanto na prevenção como no tratamento de lesões músculo-esqueléticas, o acupuntor inclui sempre nos seus protocolos terapêuticos, pontos para a regularização do estado mental e emocional do paciente. Como Diretor Clínico das Clínicas Artur Morais, gostaria de destacar a importância que os pontos que regularizam o sono do atleta têm nos nossos protocolos para a melhoria da performance desportiva.  

A relação entre a qualidade do sono de um atleta e a sua performance desportiva é consensual. A acupuntura não se limita a aumentar o número de horas que o atleta dorme mas sobretudo a melhorar a qualidade do seu sono, criando as condições para que os processos de recuperação que apenas ocorrem durante o sono possam repor os níveis de energia física, mental e emocional consumidos nos treinos. Nesse sentido, o objetivo da acupuntura não é dormir muito mas sim dormir bem, acordando com a sensação que define um sono reparador: cabeça motivada para o treino matinal e as pernas soltas ao percorrer a estrada às 6h da manhã.

A nível emocional, os nossos protocolos adaptam-se à realidade de cada atleta pois os pontos utilizados durante o período de treino em que é necessário reforçar os níveis de motivação para treinar de forma contínua, correndo à chuva ou ao vento dias seguidos, são diferentes dos pontos utilizados para controlar a ansiedade durante o momento de competição, fazendo com que o atleta liberte todo o seu potencial físico e mental no tempo certo: a prova para a qual tanto treinou. Numerosos são os exemplos de atletas que em treino têm resultados brilhantes mas que depois, em competição, têm tempos abaixo dos que obtiveram no treino. Os atletas de elite destacam-se nestas 2 áreas: capacidade de auto-motivação e conversão do stress da competição em eficácia.

A maioria dos distúrbios de sono, incluindo vários tipos de insónia, têm resposta positiva com a acupuntura. Este tipo de tratamento começa com a avaliação do paciente, caracterizando o tipo de insónia segundo os conceitos da medicina tradicional chinesa: insónia inicial (dificuldade em adormecer), intermédia (adormece facilmente mas acorda várias vezes por noite), final (acorda espontaneamente 1 a 2 horas antes da hora normal) ou mista (combinação das anteriores). Após esta avaliação inicial é estabelecido um programa de tratamentos, o qual tem a duração de 4 a 6 semanas. Segue-se um programa de consolidação dos resultados obtidos, com tratamentos quinzenais ou mensais de acordo com as características do atleta e da fase da época em que se encontra. 

Ao longo dos anos de experiência como acupuntor não me canso de referir que cada individuo é um paciente singular, com características próprias. Assim sendo, é importante percebermos que, apesar de existirem protocolos pré-estabelecidos de tratamentos (os quais resultam dos estudos clínicos que justificam a escolha desses mesmos pontos), devemos sempre adaptar o processo terapêutico a cada paciente, consoante as suas características e as do ambiente em que vive e treina. 

Como conclusão, gostaria de reforçar que a acupuntura no desporto não se limita ao tratamento da dor e da lesão muscular mas inclui todo um conjunto de técnicas específicas para a performance mental (melhoria do sono e da capacidade de foco e concentração) e emocional (potenciando a motivação para o treino e controlando os níveis de ansiedade em competição). Esta visão holística do corpo humano é transportada para o atleta (tanto amador como profissional), fazendo da acupuntura um parceiro ideal para novas metas e novas conquistas.