- Publicidade -

Perante o bem-estar obtido e o desejo natural de evoluir, esta prática desportiva facilmente evolui para níveis de intensidade cada vez maiores, procurando um melhor tempo ou a superação de um novo objetivo. É nesta fase que o acompanhamento adequado é de grande importância permitindo uma evolução saudável e de acordo com as características individuais de cada atleta. No caso da Acupuntura, este acompanhamento inicia-se através da realização de uma avaliação funcional global.

A avaliação funcional global permite, através da realização de um conjunto de movimentos corporais, identificar o padrão de mobilidade global do atleta. Este padrão de mobilidade reflete os locais do corpo onde se concentram as maiores fadigas musculares, as maiores limitações na normal amplitude dos movimentos e os mecanismos de defesa que o organismo foi desenvolvendo para compensar os erros de repetição e os pequenos traumatismos músculo-esqueléticos resultantes do treino ou da competição. Esta avaliação é realizada tanto em atletas amadores como profissionais, sendo repetida em várias fases da época de modo a avaliar os resultados obtidos com as correções sugeridas. 

Após esta avaliação, segue-se uma proposta terapêutica que tem como objetivo melhorar o padrão de mobilidade global do atleta o que, no caso do running poderá significar uma passada mais fluída e, sobretudo, com menor gasto energético. Esta proposta terapêutica consiste na estimulação laser de pontos específicos do corpo do atleta (pontos estes selecionados de acordo com as limitações e fadigas identificadas através da avaliação funcional global). Esta estimulação laser é realizada através do Laserneedle.

Como funciona a Acupuntura através do Laserneedle?

Consiste na aplicação directa de um feixe de laser (LASER: Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) sobre o ponto de acupuntura pretendido, permitindo a bio-estimulação do mesmo. Trata-se de uma técnica totalmente indolor, cuja duração poderá variar entre os 15 e os 30 minutos. No caso de lesão músculo-esquelética (seja ela traumática ou consequência de esforços de repetição), a utilização de frequências analgésicas, anti-inflamatórias e regeneradoras potenciam o resultado clínico obtido, permitindo uma recuperação mais rápida do atleta. 

No caso de atletas que pretendem melhorar o seu padrão de mobilidade global, as Laserneedle (agulhas laser) são aplicadas sobre os pontos musculares identificados como causadores da limitação motora (e consequentemente potenciadores da fadiga muscular precoce), com uma frequência contínua. Esta frequência permite a regularização da mobilidade geral do atleta, obtendo uma melhor resposta ao treino e naturalmente um melhor resultado em competição.

Trata-se de uma técnica segura e com provas dadas no acompanhamento de atletas olímpicos, podendo ser adaptada à realidade do atleta amador. Desta forma, torna-se ideal para os atletas que pretendem dar um salto qualitativo na sua prática desportiva, sobretudo naqueles momentos em que parece que o corpo estagnou num determinado patamar de evolução, não se conseguindo reduzir um determinado tempo ou atingir uma determinada distância. A combinação da avaliação funcional global com a utilização da acupuntura laser permite um aumento do volume e da carga de treino, enquanto previne possíveis lesões decorrentes desse mesmo acréscimo. Esta combinação torna-se assim, uma mais-valia no acompanhamento do atleta, sendo feita de uma forma indolor e relaxante. O primeiro passo é marcar uma consulta de avaliação com a nossa equipa clínica, onde é traçado o plano de tratamento de acordo com o seu padrão de mobilidade global. Esta proposta terapêutica é habitualmente constituída por um ciclo de 12 sessões de acupuntura laser.

Artur Morais

Director Clínico das Clínicas Artur Morais

Para marcação de consulta ou esclarecimento de questões poderá fazê-lo através do nosso site: https://www.arturmorais.com