ALONGA ISQUIOTIBIAIS

0

Os isquiotibiais são um grupo muscular biarticular, portanto para conseguir um alongamento adequado devemos ter em conta as duas articulações por onde passa, joelho e bacia, não só para melhorar a sua eficácia como também para evitar problemas de costas. O critério mais importante é manter a coluna totalmente estendida ao o flectir o tronco, aqui tens dois exercícios para corrigir.

Se alongas sentado com o clássico exercício de tocar na ponta do pé, corre-se o risco de  flecte a coluna comprometendo o disco intervertebral. Uma opção para alongar comodamente é sentar-se com as pernas para baixo e afastadas e inclinar o corpo para a frente mas mantendo a coluna em extensão. Apoia as tuas mãos para libertar a coluna de carga e mantém o olhar em frente para conseguir manter a coluna em extensão.

Um exercício clássico onde também se cometem erros é ao alongar de pé, a coluna  flecte-se e o pé de apoio fica em rotação externa. A alternativa correta consiste em realizar o alongamento levando a bacia para trás com um movimento de anteverão. Para o conseguir  flecte a bacia mantendo a coluna direita, podes ajudar com os braços para descer um pouco mais.