Ana Militao e um dia

0

Um dia, calcei uns ténis, vesti uns calções, e uma camisola confortável e fui para o campo caminhar, passo lento, acelerado e quando dei por mim estava a correr. Gostei!! Gostei da superação a cada passo que dava. Repeti no dia a seguir, e no outro e outro até se tornar um hábito ou melhor um vício – o meu vício.

Corri sozinha durante algum tempo, depois formou- se a equipa – UDCB-TERRAS DE BARRO, uma equipa pequena, em que cada um do seu jeito tenta levar o nome da equipa o mais longe possível. Mais tarde começaram as perguntas desnecessárias, pois se não tivesse a certeza do que queria, teria sido motivo para desistir. – porque corres se estás tão magra? Perguntava uma senhora de rabo grande e de mamas pesadas.

Com calma, paciência e receio de ofender disse : – porque gosto, sinto – me bem e sei que, com o meu exemplo tenho levantado muita gente do sofá. A esta senhora até não me fez pensar mas este rapaz fez me ver tudo o q é o atletismo. Um rapaz gritou ao ver- me treinar : – olha a” ganhadora ” Parei, fui ter com ele e ele diz : – gosto muito da Ana, é uma ganhadora, ganha todas as corridas. Fiquei sem palavras e emocionada.

Depois disse : Sou uma vencedora, porque gosto de correr, sou feliz assim, inscrevo me nas provas, no dia estou lá, cumprimento os amigos, faço novos amigos, convivo, conheço aldeias, vilas, cidades, paisagens na hora da partida estou na linha da meta, faço a prova com maior ou menor dificuldade, e quando corto a meta é uma satisfação inesplicavel, uma sensação EU CONSEGUI, depois se conseguir o lugar mais alto do pódio ou os outros a seguir melhor ainda, assim :

EU E TODOS OS OUTROS ATLETAS SOMOS ” GANHADORES ” VENCEDORES

Percebes porque só quem vai e se propõe a correr pode ganhar

É assim que vejo o atletismo

É assim que eu sou

É assim que sou feliz…