- Publicidade -

Eu sou uma pessoa que corre há muito pouco tempo. Comecei a correr por vários motivos, a maior parte deles comuns aos que correm hoje também, facto é que nunca liguei muito à qualidade da corrida que praticava e olhando para trás percebo que devemos ter uma atenção especial a como o fazemos seja por lazer ou em modo competitivo.

É importante que não nos esqueçamos que o reforço muscular, os aquecimentos, os alongamentos são tão importantes como correr.

Relativamente aos alongamentos tive oportunidade de ler o livro Anatomia e Alongamentos essenciais para o Running da Editora Sportbook. Trata-se de um livro técnico, mas de leitura muito confortável, que permite consultar os vários alongamentos que existem e  graças às explicações e desenhos anatómicos conseguimos aplicar-los de forma correta e segura. Achei o livro muito interessante e representa uma mais-valia para ajudar a evitar o surgimento de lesões.

O Running é uma das práticas desportivas mais populares na actualidade, é fenómeno que move centenas de milhares de pessoas em todo o mundo e cujas disciplinas ou modalidades se contam em dezenas. A variedade de provas não só depende das distâncias que se vão percorrer, mas também podemos encontrar mudanças no equipamento, no tipo de superfície sobre a qual se corre, a existência ou ausência de obstáculos, o desnível, e inclusive a combinação com outras modalidades

Biomecânica da corrida
Incluir alongamentos dinâmicos no aquecimento é proveitoso para qualquer desportista

 

Alongamentos estáticos posteriores à prática de running

 

Sinopse

Este livro foi criado a pensar nas necessidades dos corredores, pelo que recolhe toda a informação que os últimos estudos aportam sobre o trabalho de flexibilidade no running. É uma obra imprescindível na biblioteca de qualquer corredor, desde o velocista mais puro aos corredores de fundo mais extremos, assim como triatletas, maratonistas ou praticantes de trail running. O conteúdo destas páginas inclui:

  • Uma análise biomecânica da corrida, que nos permite determinar os movimentos que a compõem, que grupos musculares são requeridos de forma prioritária e as funções que realizam e, portanto, que músculos deve ter especialmente em conta quando planifica a sua preparação. Em suma, ajuda-nos a entender a natureza e a lógica da corrida a pé.
  • Uma explicação detalhada sobre a técnica de corrida. Indicamos como melhorar a sua forma de correr e, consequentemente, o seu rendimento, evitando gestos desnecessários e um gasto energético excessivo. Para isso, tomámos em consideração as variações na técnica das distintas distâncias e modalidades de corrida a pé. Neste segmento atentamos não só no movimento das pernas, mas também na braçada, na posição do tronco, nas mãos e no deslocamento do centro de gravidade.
  • 100 Alongamentos específicos para corredores. Trata-se de alongamentos a executar em momentos diferentes: 6 alongamentos para relaxar os músculos que intervêm na função respiratória; 16 alongamentos dinâmicos para levar a cabo na fase de aquecimento e 78 alongamentos estáticos para executar sozinho ou acompanhado em sessões específicas de flexibilidade e, em alguns casos, durante as pausas da prática desportiva, como forma de recuperação e de relaxamento muscular.

A Quântica Editora, através da chancela Sportbook, apresenta o livro Anatomia & 100 Alongamentos Essenciais para o Running, editando em língua portuguesa uma obra com textos de Guillermo Seijas Albir originalmente disponível em espanhol pela Editorial Paidotribo.

Esta edição conta com revisão técnica por parte do Prof. César Oliveira Chaves, do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Está já disponível no site oficial de vendas:

https://www.booki.pt/loja/prod/anatomia-100-alongamentos-essenciais-para-o-running/9789898927460/ bem como nos principais pontos de venda de livros, como a rede Fnac e a Wook.

Mais sobre esta obra em:

https://www.quanticaeditora.pt/livros/anatomia-100-alongamentos-essenciais-para-o-running/

 

Autor: Guillermo Seijas Albir

Editora: SPORTBOOK

Número de Páginas: 152

Idioma: Português

Data Edição: 2019