Articulacões e ossos mais saudáveis.

0

A glucosamina é uma das inúmeras substâncias classificadas como açúcar aminoso. Diferente dos outros tipos de açúcar no corpo, é um componente do carbohidratoincorporado na estrutura dos tecidos corporais em vez de ser usado como fonte de energia. A glucosamina está, consequentemente, envolvida. Na formação de unhas, tendões, pele, olhos, ossos, ligamentos e válvulas do coração. Ela também tem um papel muito importante nas secreções das mucosas dos tratos digestivo, respiratório e urinário.

A glucosamina é produzida no corpo pelo carbohidrato simples: glicose e o aminoácido: gluteína. Ela é encontrada em alta concentração nas estruturas das articulações.

Também está disponível como suplemento, na forma de sulfato de glucosamina, que ajuda a combater as causas e os sintomas da osteoartrite. A glucosamina tem sido o objectivo em mais de 300 estudos e 20 tentativas clínicas e realmente constrói a cartilagem das articulações. Ele também pode reduzir sensivelmente a destruição da cartilagem e a depressão causadas pela ingestão de drogas anti-inflamatórias sem esteróide (NSAID), que são usualmente prescritas para pessoas com artrite.

A glucosamina pode ser consumida juntamente com o sulfato de condruitina para um efeito ainda maior no tratamento da osteoartrite, e, como suplemento, pode ser útil no tratamento de pessoas com asma, bursite, candidíase, alergias a alimentos, osteoporose, alergias respiratórias, tendinite, vaginite e vários problemas de pele.

A condruitina é um elemento importante na produção de cartilagem das articulações, onde ela actua como amortecedor. Quimicamente, a condruitina pertence a um grupo de substâncias classificadas como glicosaminoglicons mucopolisacarídeosl, que são tipos complexos de moléculas de carbohidrato.

O glicosaminoglicom, por sua vez, prende-se a proteínas como colágeno e elastina, criando substâncias cada vez mais complexas, conhecidas como proteoglicons, um componente vital do tecido cartilaginoso. A condruitina atrai água para os proteoglicons e mantém-na lá, o que é importante para ter uma saudável cartilagem das juntas. Ela também pode proteger a cartilagem existente da degeneração prematura, bloqueando enzimas que destroem a cartilagem, inibindo os nutrientes de serem transportados para a cartilagem para sua reconstrução.

A ingestão de condruitina, normalmente derivada do pó da cartilagem de tubarão ou da cartilagem da traqueia da vaca, tem-se mostrado útil no tratamento da osteoartrite.
Muitas vezes, é usado juntamente com a glucosamina para um tratamento ainda mais eficaz. A suplementação é na forma de cápsula, pílula ou tablete.

Nem a condruitina nem a glucosamina têm mostrado algum efeito tóxico, mas há uma série de efeitos colaterais para certas pessoas. O Arthritis Foundation recomenda algumas precauções na sua ingestão para o tratamento de osteoartrite. Deve-se comunicar o uso desses suplementos ao médico e avisar de qualquer alergia ou reacção adversa. Tenha cautela na ingestão de condruitina quando estiver consumindo diariamente anticoagulantes ou aspirina.

Mulheres grávidas não devem tomar esses suplementos, pois não existem estudos suficientes quanto à segurança e aos efeitos colaterais durante a gravidez.

Fonte; Running BR