AXtrail 2016 soma nova edição de sucesso!

0

Nem a chuva, nem o frio, nem mesmo a alteração da data do UTAX impediram cerca de 1500 atletas de se alistarem na partida de um dos vários eventos do AXtrail, que se realizou em Miranda do Corvo no passado fim-de-semana de 18 a 20 de Março. O evento que é já uma referência nacional e internacional no mundo do trail running, atraiu ao território das Aldeias do Xisto mais de 2000 visitantes, entre atletas, familiares, amigos e mesmo a própria equipa AXtrail Team.

No sábado, dia 19 de Março, realizaram-se 3 provas de carácter competitivo: UTAX (Ultra Trail Aldeias do Xisto – 110 km); TSL (Trail Serra da Lousã – 50km) e TX – Trail do Xisto – 22km). Os grandes vencedores de cada uma das provas foram Luis Duarte, da Run.pt (UTAX 12:25:36); Guilherme Lourenço, do clube CRP Ribafria (TSL – 04:57:45) e Miguel Reis e Silva, da Salomon Portugal (TX – 01:56:06). Nas mulheres os primeiros lugares do pódio foram para Sofia Roquete, da Nutrimania (UTAX – 16:20:40), Virginia Pereira, dos Trilhos do Costume (TSL – 07:05:43) e Inês Marques, da ProAventuras (TX – 02:25:28).

O UTAX teve início pelas 00:00 horas do dia 19 (noite de sexta-feira para sábado), e decorreu até às 02:00 do dia seguinte. A primeira noite foi bastante chuvosa e fria, o que aliado à distância, desnível, e tecnicidade do percurso (agravada pela lama e piso escorregadio), motivou grande parte das desistências. Na opinião geral dos atletas, o UTAX mantém-se como uma prova de elevada qualidade e de grande exigência técnica, sendo classificada por muitos como uma meta / objectivo em termos competitivos. Os tempos de prova variaram entre as 12:25:36 e as 26:05:41!

As classificações podem ser consultadas em http://www.trailrunning.pt/axtrail/provas/resultados.php.

A decorrer em simultâneo com o UTAX, iniciou-se na manhã de sábado, o Trail Serra da Lousã na distância de 50 km e o Trail do Xisto com 22 km,

sendo esta última, a prova que reuniu um maior número de participantes, num total de 500 atletas inscritos. As provas decorreram na normalidade tendo recebido os melhores elogios por parte dos atletas. A Serra da Lousã continua a ser muito apreciada para a prática de trail running, e o AXtrail uma referência na organização deste tipo de competições.

Trail running para todos…

O último dia do evento foi recheado de atividades, a começar pelo AXtrail Kids, direcionado aos mais jovens. Seguiu-se o Mini-Trail do Xisto, prova de trail running em distância curta e uma caminhada entre Miranda do Corvo e a Aldeia do Xisto do Gondramaz.

Apesar de tudo foi o AXtrail da Inclusão a atividade que mais impressionou atletas, plateia e até mesmo a organização. As 5 equipas desta prova, constituídas por uma pessoa com mobilidade reduzida e 4 atletas acompanhantes, partiram de Vila Nova e percorreram 9 km de trilhos de pé posto, com vários tipos de piso, subidas, descidas, lama e pedra. Tudo isto com recurso a uma joelette – cadeira de todo-o-terreno mono-roda, concebida para o transporte de pessoas com dificuldade motora, apoiadas por 2 a 4 acompanhantes (atletas, familiares ou amigos). Esta foi uma iniciativa da Go Outdoor através das marcas Floema® e AXtrail®. Para o sucesso desta atividade contribuíram também o apoio da ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã e do NEL – Pédatleta (Núcleo de Espeleologia de Leiria).

Durante os três dias do evento esteve instalada na Praça José Falcão, em Miranda do Corvo, uma Feira de Equipamento Técnico, Artesanato e Produtos Regionais. O objectivo foi o de facilitar a atletas e amantes de trail running, o acesso a equipamento específico para a modalidade, o esclarecimento de eventuais dúvidas e um aconselhamento personalizado sobre o melhor material para cada situação. Simultaneamente pretendia-se dar a conhecer a todos os participantes os encantos da Serra da Lousã e das Aldeias do Xisto, e o acesso a alguns produtos regionais e iguarias.

Na organização de todo o evento estiveram

envolvidas cerca de 300 pessoas, desde profissionais qualificados, voluntários, membros dos vários Municípios (Miranda do Corvo, Lousã, Castanheira de Pêra, Góis e Penela), 5 corporações de Bombeiros (mesmos municípios), GNR, associações locais e Baldios. A todos, a organização agradece o seu contributo e a forma como integraram a AXtrail Team, contribuindo assim para o sucesso desta 9.ª edição do AXtrail®series, e correspondente 5.ª edição do UTAX.