AZORES TRAIL RUN ® – WHALERS’ GREAT ROUTE Ultra-Trail® SOLIDÁRIO E COM RECORDE DE NACIONALIDADES

0

Com mais de 700 inscritos de 30 nacionalidades, o Azores Trail Run – Whalers’ Great Route
Ultra-Trail® decorreu nos dias 24 e 25 de maio, na ilha do Faial. Na sua sexta edição, o
evento ficou marcado pela componente solidária, tendo conseguido angariar 1575 euros
para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Os trilhos da ilha do Faial receberam nos dias 24 e 25 de maio mais uma edição do Azores Trail Run ® – Whalers’ Great Route Ultra-trail®. Em 2019 o evento, que atrai cada vez mais participantes de todo o mundo, contou com um número recorde de nacionalidades, com atletas de mais de 30países, como Austrália, Brasil, Espanha, França, Polónia, Ucrânia, México, Reino Unido ouAlemanha.

Com as condições meteorológicas a proporcionarem um dia agradável tanto aos atletas como às mais de duas centenas de voluntários envolvidos, os trilhos da ilha foram ocupados por mais de 700 corredores, ao longo de quase 26 horas.

Entre os participantes, o destaque vai para o madeirense Leonardo Diogo, que venceu o
Whalers’ Great Route Ultra-Trail®, um percurso de 118 km que homenageia a tradição baleeira da ilha e dá realce ao património que resta desta atividade. Destaca-se também a presença do americano Gene Dykes, com 71 anos, detentor do recorde mundial da maratona no seu escalão, e que no Faial concluiu os 118 km do Whalers’ Great Route Ultra-Trail® em pouco mais de 25 horas e em 59.º lugar entre 63 finishers .

Em 2019 este evento com o cunho organizativo Azores Trail Run ® revestiu-se de uma
componente solidária, ao doar 60% do valor de cada inscrição na prova Mini Family Trail à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Para Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run ® , “esta parceria com a LPCC é muito importante, sendo uma forma do evento poder dar um contributo à sociedade, em nome de todos os atletas que se inscreveram na prova, ajudando, ainda que de forma simbólica, uma instituição tão relevante como a LPCC e promovendo a actividade física aliada aos hábitos de vida saudáveis”. 962 757 454 (Mário Leal; Diretor ATR) comunicacaoatr@gmail.com

Em relação ao evento, o coordenador do Azores Trail Run ® faz um balanço muito positivo,
baseado no feedback que foi possível recolher dos atletas, destacando o papel dos voluntários na organização de um evento desta envergadura: “Os voluntários são muito empenhados e essenciais para o sucesso do evento. Felizmente que tem sido possível recrutar voluntários que vestem a camisola de um evento que é extremamente positivo para a sua ilha, tratando os atletas como os heróis que eles são.”

O evento destacou-se também por oferecer percursos para todos os níveis – da elite aos
corredores recreativos -, sem esquecer as famílias e as crianças. Na vertente competitiva, no Ultra Blue Island (65km), a vitória sorriu ao mexicano Luis Urbina, enquanto que na Maratona Faial Coast to Coast (42km) o vencedor foi Marco Aurélio Santos, do clube local Runners à Ventura.
Nas distâncias mais curtas destacou-se o Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, com Ricardo Ávila a vencer nos 25km e Diogo Ávila os 10km.
O Azores Trail Run ® – Whalers Great Route Ultra-Trail® conta com o alto patrocínio do Governo Regional, com o patrocínio e apoio logístico da Câmara Municipal da Horta, bem como apoios da Martipereira, da Atlânticoline, d’A Padaria e da Padaria Popular.