Beba SUMO DE BETERRABA para melhorar seus resultados nos TREINOS!

    0

    A beterraba apresenta betacaroteno que é considerado um antioxidante e quando entra em contato com o organismo é transformado em vitamina A.  A vitamina A participa da defesa do organismo e representa uma ótima proteção contra as infeções, possibilitando uma recuperação mais rápida contra doenças e também é essencial para o bom funcionamento dos olhos, boca e pele.

    Alguns estudos estão a relatar que no sumo de beterraba contém alto teor de nitrito (substância presente no solo, na água e nos vegetais portanto, distribuídos em alimentos de origem vegetal e animal). Esta substância quando entra em contato com o organismo humano é transformada em nitrato (processo chamado de nitração), e o mesmo se modifica para óxido nítrico. Este processo melhora a absorção de nutrientes para dentro do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas do corpo, e mantém mais eficiente a utilização do oxigénio, isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados, deixando a pressão arterial normal.

    Quando é realizado exercício em hipóxia, ou seja, baixo teor de oxigénio, o músculo fica com função reduzida para tolerar um exercício. Um estudo realizado com indivíduos saudáveis, consumindo sumo da raiz da beterraba e praticando exercícios de extensão de joelho até o limite tolerável, mostrou que com ingestão de sumo da raiz da beterraba reduziu a perturbação metabólica muscular durante o exercício em hipóxia e melhorou a tolerância ao exercício.

    Outro estudo realizado com ciclistas demonstrou que o consumo de sumo da raiz da beterraba melhora o desempenho e a potência de saída dos ciclistas.

    Com isso, o uso do sumo de beterraba uma hora após o termino da atividade física, com aminoácidos, é excelente para otimizar a recuperação, e deixar a musculatura mais preparada para o próximo treino. Isso porque o óxido nítrico é um ótimo vasodilatador que auxilia no transporte de mais nutrientes para o músculo e eliminando as toxinas do corpo com mais facilidade.

    Por isso, alguns trabalhos vêm a mostrar que consumir sumo de beterraba treina-se mais, com uma recuperação bem mais rápida e eficiente.

    Porem não exagere, pois, tomar muito sumo de beterraba pode dar diarreia e dores abdominais, sendo assim consulte sempre uma nutricionista antes de incluir algo na sua dieta.

    Referências Bibliográficas:
    1) Nitrate supplementation’s improvement of 10-km time-trial performance in trained cyclists.
    2) Dietary nitrate reduces muscle metabolic perturbation and improves exercise tolerance in hypoxia.
    3) Dietary nitrate supplementation enhances muscle contractile efficiency during knee-extensor exercise in humans.
    4) QUEIROZ, Salete & BATISTA Alzir. Funções biológicas do óxido nítrico. Instituto de Química de São Carlos – Universidade de São Paulo – São Carlos – SP.

    fonte; dicasdetreino