- Publicidade -

Tem um baixo valor calórico e uma quantidade reduzida de gordura. Temos cinco receitas para o incluir na alimentação.

Surgem novos alimentos todos os dias que são vistos no mundo fit como novas tentativas para emagrecer e ter um estilo de vida mais saudável. Porém, também há alimentos que fazem parte da nossa vida desde sempre que podem ter esse papel. A última tendência a invadir as fotografias das redes sociais são os cogumelos.

Não são novidade, mas só agora são vistos como bons aliados de uma dieta. A variedade não tem grande importância, podem ser os brancos, os shiitake, castanho e silvestres.

“Há quem diga que os cogumelos são realmente um superalimento. Eles são de baixo valor calórico e tem um teor reduzido de gordura”, explica à NiT a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.

Contudo, há outros fatores que lhe dão este estatuto. Segundo a especialista, os cogumelos são ricos em vitaminas D e do complexo B, fósforo, potássio e selénio, o que faz deles um bom alimento para o organismo. Além disso, contêm compostos antioxidantes. E, sendo um vegetal, apresentam entre duas a três gramas de proteína por cada 100.

Para que possa tirar proveito deste superalimento, temos cinco receitas diferentes em que pode incluir cogumelos. Entre hambúrgueres e vegetais recheados, opções não faltam.

 

Esparguete de courgette com cogumelos à bolonhesa

Do que precisa

Para o “esparguete” de courgette e cenoura
— Três courgettes;
— Três cenouras;
— Uma cebola;
— Três dentes de alho;
— Azeite (a gosto);
— Água (a gosto);
— Orégãos (a gosto);
— Alho em pó (a gosto);
— Sal (a gosto).
Para a carne à bolonhesa
— Um quilo de carne de vaca (ou peru);
— 150 gramas de cogumelos frescos;
— Três tomates;
— Três dentes de alho;
— Azeite (a gosto).

Como se faz

Para o esparguete, comece por partir os alhos em pedaços e colocar na wok com uma colher de azeite. Pode colocar duas colheres de água para não fritar. Lave os legumes (courgette, cenoura, cebola) e introduza num espirilizador. Depois, põe os legumes na wok e mexe até envolver. Junte orégãos, alho em pó e tomilho. Tape e deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos. Mexa para ficar tudo bem envolvido e homogéneo.

Para a carne à bolonhesa, deve partir os alhos em pedaços e triturar. Depois, juntamente com uma colher de sopa de azeite, deixa cozinhar durante cerca de cinco minutos. Pode adicionar água para não fritar. Depois, coloque a carne no tacho e deixe estufar durante cerca de 20 minutos. Por fim, junta os cogumelos e deixa cozinhar durante mais cinco.

 

Abóbora recheada

Do que precisa

— Uma abóbora;
— Uma cebola;
— Um pimento vermelho;
— Cogumelos frescos;
— 300 gramas de miolo de camarão congelado;
— Um pacote de queijo Philadelphia light;
— Duas colheres de sopa de queijo mozarrela light;
— Uma lata de tomate aos cubos;
— Sal (a gosto).

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno. Comece por arranjar a abóbora, cortando a parte de cima e retirando as suas sementes. Depois de adicionar sal a gosto, embrulhe a abóbora em folha de alumínio e ponha no forno a 180 graus, durante cerca de duas horas. Paralelamente, corte a cebola para dentro de um tacho, coloque uma colher de sopa de azeite e deixe refogar (pode meter vinho para não deixar a cebola fritar). Adicione o tomate em cubos. De seguida, junte os restantes ingredientes ao preparado no tacho e deixe cozinhar.

Quando a abóbora estiver pronta, coloque o queijo creme nas paredes na abóbora e o recheio lá dentro. O queijo mozzarella light pode colocar por cima. Leve novamente ao forno durante 20 minutos.

Hambúrguer de peru com cogumelos e espinafres

Do que precisa

— 600 gramas de bifes de peru;
— 150 gramas de espinafres;
— Uma cenoura;
— 10 cogumelos;
— Cinco dentes de alho;
— Pimenta preta (a gosto);
— Tomilho (a gosto);
— Sal (a gosto).

Como se faz

Ponha os bifes de peru num processador de alimentos e triture. Deixe reservar. Coloque as cenouras, os cogumelos e os alhos no processador e repita o processo. No processador de alimentos, ponha a lâmina de mistura e todos os ingredientes anteriores e envolva até obter uma mistura homogénea (adicionando também o sal, tomilho e pimenta preta). Por fim, numa taça grande, junte os espinafres à mistura anterior, de forma a que fique tudo homogéneo. Sobre papel vegetal, junte cerca de uma colher de sopa do preparado e espalme para ficar em forma redonda. Aqueça bem a frigideira e grelhe os hambúrgueres.

Cogumelos salteados

Do que precisa

— Uma embalagem de cogumelos frescos;
— Coentros (a gosto);
— Sal (a gosto).

Como se faz

Comece por fatiar os cogumelos e passe-os para uma tigela. Tempere com sal e coentros picados. Numa frigideira anti-aderente quente, adicione os cogumelos e vá mexendo até estarem cozinhados. Pode ir salpicando com água.

Pimento recheado

Do que precisa

— Uma embalagem de cogumelos frescos;
— Meia courgette;
— Meia cebola;
— Um pimento;
— Uma lata de atum.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Comece por cortar uma tampa aos pimentos e retirar as grainhas do seu interior. Numa frigideira anti-aderente, sem qualquer adição de gordura, coloque os cogumelos laminados, courgette cortada aos bocadinhos, cebola às rodelas, raspas de pimento e o atum. Adicione orégãos e pimenta preta para dar sabor. Deixe cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Recheie os pimentos com o preparado anterior e leve ao forno durante cerca de 15 minutos.

Fonte: https://nit.pt/