Brisas do Atlântico 2019

0

O evento desportivo multidisciplinar “Brisas do Atlântico” é uma organização do Município de Odemira em parceria com diversas entidades das diferentes freguesias.

DATA E HORA DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
Realiza-se no feriado de 10 de Junho, 2aFeira, a partir das 09h00 com partida e chegada da praia do Almograve  na vertente de lazer e partidas do Almograve e chegada a Zambujeira do Mar para a vertente competitiva.

MISSÃO
Por inclusão social no desporto, considera-se a existência real de igualdade de oportunidades no seu acesso, constituindo boas práticas na promoção da prática desportiva generalizada, e a presença de pessoas tendencialmente excluídas na sociedade.
A prática de atividade desportiva é considerada como algo muito mais importante do que apenas uma atividade física ou fator de qualidade de vida. O desporto é capaz de unir diferenças entre povos e cooperar no processo de inclusão social.
Na edição de 2019, o evento desportivo Brisas do Atlântico apoia projetos no âmbito da Inclusão pela prática desportiva desenvolvidos por associações e instituições sociais que desenvolvam o seu trabalho no concelho de Odemira.

MODALIDADES
Nas Brisas do Atlântico são promovidas as modalidades de Cicloturismo, BTT, Orientação e Pedestrianismo sem fins competitivos e as modalidades de Patinagem, Run & Bike e Atletismo (Individual, Estafetas, Desporto Adaptado) na vertente competitiva.

DESTINATÁRIOS
O evento é aberto a todos os atletas, federados e não federados, podendo nele participar em representação de coletividades, organizações populares, grupos desportivos de empresas, escolas e outros organismos de acordocom o seguinte programa/horário:

ORDEM PARTIDA
1o GRUPO – Patinagem
2o GRUPO – Percursos guiados de Cicloturismo e BTT
3o GRUPO – Atletismo (21,1 km, Estafeta e Run & Bike)
4o GRUPO – Percurso Pedestre 8,5km (Almograve/Longueira)
5o GRUPO – Percurso Pedestre 4km (Almograve/Porto das Barcas “Lapa de Pombas”)
6o GRUPO – Ori-Brisas – Caça ao Tesouro 5km (Praia do Almograve/Aldeia do Almograve)

CONCENTRAÇÃO
A concentração terá lugar a partir das 08.00h no Parque de Estacionamento da Praia do Almograve, sendo que existe transporte da Zambujeira do Mar para o Almograve entre as 7.00h e as 08.30h (para atletas e bicicletas). Na Estafeta Brisas do Atlântico, o transporte dos atletas que participam rumo ao 2o, 3o e 4o percurso, será efetuado por um autocarro do Município de Odemira, com partida do Almograve prevista para as 9.15h.

MODALIDADES COMPETITIVAS E NÃO COMPETITIVAS
São modalidades competitivas a 1⁄2 Maratona, a Estafeta 4×5 km (aprox), a Patinagem, o Desporto Adaptado e o Run & Bike na distância de 21,1 km. Todas as restantes formas de participação são de caráter não competitivo.

CARATERÍSTICAS DOS PERCURSOS
O evento é composto por três percursos. O local da partida será igual para todos os participantes, a chegada terá duas metas distintas com base nas distâncias realizadas:

ESCALÕES
Os escalões estão de acordo com o regulamento de competições das respetivas Federações Desportivas das modalidades. Os atletas veteranos devem optar pelo escalão no momento da inscrição. Não serão aceites alterações de escalão no dia da prova.

Regulamento Completo