Cãibras musculares

0

14

Ao realizar exercício intensos como a corrida, um praticante do exercício físico pode ter rigidez nos músculos e cãibras. Qual a causa destas? Existe cura?Apesar de existirem muitas causas para as cãibras musculares, as grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser factores essenciais que a elas predispõem. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e acções que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um deficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis.

Em tais condições, uma leve tensão e um movimento subsequente podem fazer o músculo contrair-se e contorcer-se incontroladamente, causando dor. Lanches salgados ou com um pouco mais de sal, vão ajudar a repor o mineral. Consumir bebidas desportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio é também uma maneira subtil de repor o sódio.

Como prevenir as cãibras

Para evitá-las antes de a dor começar, tome em atenção o seguinte:

1. Beba muitos líquidos para ficar hidratado durante o exercício.

2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida desportiva.

3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse sempre os músculos após um treino intenso.

Três soluções para as cãibras 

Quando as cãibras aparecerem, tome as seguintes medidas:

1. Alongue-se: como as cãibras são normalmente relacionadas com a mudança na capacidade do peso, os alongamentos e exercícios sem peso são tratamentos efectivos e adequados.

2. Massaje a área: esfregar o músculo afectado pode ajudar a aliviar a dor e auxilia também no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área. .

3. Estimule a recuperação: descanso bem dimensionado e hidratação adequada com líquidos que contenham electrólitos, particularmente sódio, irão trazer rapidamente uma melhoria.

https://www.aminhacorrida.com/caibras-musculares/

Com base em trabalho apresentado por
Gatorade Sports Science Institute