KIPRUN SD Homem Laranja/Preto Kalenji / Review

0

O site www.aminhacorrida.com testou o calçado de corrida Kalenji Kiprun SD, na cor laranja/preto. Estas sapatilhas são concebidas para o praticante em estrada, recomendadas para o desenvolvimento da velocidade em treinos e competições.

Primeira impressão / Unboxing

O modelo que testámos tem um padrão de cores baseado no laranja e preto, com alguns componentes de cor branca, sendo muito mais apelativo à vista que os modelos do ano anterior. A parte da frente da sapatilha é composta por material sintético em formato de malha ligeiramente maleável, parecendo, à primeira vista, bastante arejada e respirável. A ausência de costuras é um ponto positivo, diminuindo a possibilidade de fricção ou de desconforto. Não apresenta uma linha muito marcada de flexão, quando o pé assenta o peso na frente da sapatilha.

A zona do calcanhar tem uma estrutura mais resistente, permitindo que exista uma maior estabilidade durante a corrida. Estão integrados, nesta zona, elementos refletores que melhoram a visibilidade da sapatilha em treinos noturnos.

Está incorporada, na sapatilha, a tecnologia K-Ring, uma anilha que efetua a expansão quando a passada é assente na zona traseira, disponibilizando um amortecimento extra devido ao formato em anel, que obriga a retornar à forma original.

O interior da sapatilha apresenta uma língua pequena, que para uma sapatilha mais rápida, na nossa opinião, é bastante mais confortável. As costuras da sapatilha apresentam um bom acabamento e a palmilha, construída num formato ergonómico que assenta na sapatilha e maximiza a permanência na posição, com uma altura de 3 a 4 milímetros adiciona um amortecimento extra. A sapatilha revelou-se bastante agradável à vista e com pormenores de qualidade.

Experiência / Testes

As sapatilhas Kalenji KIPRUN SD foram testadas por um corredor da equipa A Minha Corrida, em corridas de estrada e treinos, até à distância de meia maratona.

No primeiro contacto entre o pé e a sapatilha, parecia que a parte da frente seria de dimensões amplas, no entanto, após ajustar os atacadores, a sensação foi de um bom ajuste, envolvendo na totalidade o pé, com espaço suficiente para os dedos ficarem confortáveis. Durante os testes não existiu quaisquer sensações de desconforto.

Apresenta uma boa reação à passada, devolvendo o impulso. Este fator acontece pela existência de um componente (peça de plástico rígido denominada K’Only) inserido na sola e que se prolonga ao longo da mesma. Segundo a marca, esta componente favorece a utilização da sapatilha para qualquer tipo de passada.

O amortecimento é muito bom, apesar de não ser o modelo da marca com mais amortecimento (como é o caso dos modelos SD e LD), não aparecendo sinais de fadiga na zona dos joelhos ou tornozelos, onde existe mais sensibilidade de quem testou, em distâncias superiores a 21km. No entanto, o corredor que testou não apresenta um peso excessivo, 72kgs.

O modelo testado, para o tamanho 43, apresenta 280 gramas de peso.

 

Características/Tecnologia do equipamento

  • Restituição de energia, calçado dinâmico graças ao conceito up’bar e ao novo componente de sola;
  • Amortecimento, conceito de K-ring no calcanhar;
  • Estabilidade, novo sistema de estabilidade K-only;
  • Conforto de utilização, sem costuras na biqueira.

  • Informações do Produto
Género Homem
Motivação Desempenho
Peso 65/75/80/85
Distância 10Km / 21Km / 42 Km
Tipo de Terreno Estrada
Passada Neutra / Pronadora /Supinadora
Composição

Exterior em : 60.0% Poliéster, 35.0% Poliuretano, 5.0% Poliuretano termoplástico (TPU)

Sola em : 50.0% Acetato etileno de vinil (EVA), 30.0% Borracha – estireno butadieno (SBR), 20.0% Poliuretano termoplástico (TPU)

Interior em : 90.0% Poliuretano, 10.0% Poliéster

Garantia 2 anos
Peso 280g no tamanho 43
Tamanhos 39 ao 47
Drop A diferença de altura da sola entre a frente e a parte de trás é de 10 mm

Avaliação A Minha Corrida

Áreas avaliadas Pontuação (0-5)
Qualidade 4.5
Value of Money 4.5
Proteção e Conforto (Estabilidade/Amortecimento) 4.5
Performance (Resposta/Leveza) 4.7
Design/Estética 4.5
Tamanho/Ajuste 4.2
Pontuação Média 4.48

Recomendarias a um amigo?

Sim, é um excelente compromisso entre o que nos é oferecido e o preço do produto. Aconselhamos tanto para percursos rápidos como para distâncias até maratona. No entanto, devem ser utilizadas, na distância rainha, por corredores mais leves. Corredores com algum peso, podem utilizar estas sapatilhas como sapatilhas para tempos mais rápidos, em distâncias até 10km.

Conselhos

  • Conselhos de manutenção, desaconselhamos fortemente a lavagem e a secagem na máquina. Lavar com uma escova macia e água com um pouco de sabão, deixar secar ao ar livre. A palmilha é amovível para facilitar a secagem;
  • Conselhos de armazenamento, utilizar papel de jornal para absorver a humidade eventualmente presente entre 2 sessões de corrida;

Outras informações

Este é um teste de poucas semanas. Não é possível avaliar com toda a fiabilidade/garantia todas as características técnicas, nomeadamente as relacionadas com a manutenção das características e performance, bem como a durabilidade. No entanto, até à data, as sapatilhas estão como novas, após várias sessões de treino.

Preço  do produto (Lojas Decathlon): 69.99€

Referências

http://www.decathlon.pt/calcado-corrida-kiprun-sd-2016-id_8351466.html

Atleta: Floriano Silva