CALÇADO DE TRAIL E CORRIDA KIPRUN TRAIL XT6 MULHER/ Review

0

O calçado de Trail Kalenji voltou a ser este ano um dos preferidos do European Big Test Shoes 2016 organizado pela revista Endurance Trails.

Na Madeira, durante uma semana, os testadores tiveram ocasião de comparar os modelos das melhores marcas de calçado do mercado em 4 tipos de prática, nomeadamente “Road & Trail”, “All Tracks/Ultra”, “Mountain Trail” e “Racing”, sendo os modelos para Homem e para Mulher separados nestas classificações.

Após um blind test em modo estático e um teste dinâmico (mesmo percurso para cada modelo de uma categoria), os testadores manifestaram a sua preferência para o modelo Kiprun Trail XT6 Homem e Mulher na categoria “All Tracks/Ultra”, tendo o modelo Kiprace Trail 3 Homem também obtido um voto de preferência na categoria “Racing”.

Teste e Opinião Aminhacorrida

Depois de 512km com as sapatilhas Kiprun Trail XT5 de que gosto tanto, fui presenteada com o novo modelo XT6.

Conhecendo bem o modelo que estas novas sapatilhas vêm substituir, muita era a curiosidade pela comparação dos mesmos. E até me parecia difícil representar uma grande melhoria, sendo as XT5 as sapatilhas que me têm acompanhado fielmente nos treinos nos últimos meses.

À primeira vista as diferenças não são muitas, visualmente diria que são praticamente nulas. Apenas consegui detectar uma ligeira diferença no tecido na parte superior frontal da sapatilha, que me parece mais resistente.

     De resto, os modelos são muito parecidos.           

Ao calçar, senti o enorme conforto a que estava habituada, voltando a sentir um ajuste perfeito ao meu pé, envolvendo-o na sua totalidade e deixando os dedos confortáveis, e o drop, sendo elevado – de 10mm – não se deixa notar. Não gosto de sapatilhas com grande drop mas o que é verdade é que o drop nestas sapatilhas, tal como já acontecia no modelo anterior, não se percepciona.

Ainda só fiz dois treinos com o novo modelo, de 10km cada, em estradão e terra batida. Revelaram-se de um amortecimento à frente e atrás eficaz, com uma boa aderência.

Uma outra boa sensação inicial, ainda a confirmar em treinos em serra, foi a estabilidade e neste aspecto parece-me que o novo modelo oferece maior estabilidade do que anterior, o que se reveste de grande importância para mim, que torço os tornozelos com alguma facilidade.

Vou aproveitar os próximos fins-de-semana para treinos na serra e continuar a testar estas novas sapatilhas, que já demonstraram ter tudo para fazer frente a grandes marcas.

Uma última palavra para o modelo que agora se vê a ser substituído. Ao fim de mais de 500km de treinos de trail, continuam prontos para outros tantos… É o primeiro modelo que tenho que não se rasga, descose, cuja sola não se desgasta e os entalhes se mantêm intactos. Estou mesmo muito satisfeita.

Dados Tecnicos

Preço: 69,99 €

 Características técnicas:

Drop – 10mm

Peso – 300gr no tamanho 39

Tracção – Entalhes de 5 mm, espaçados para favorecer a aderência e expulsão da lama.

Amortecimento – Conceito de amortecimento k-ring® no calcanhar, In’Up® na frente do pé.

Estabilidade – Conceito Arkstab® para maior estabilidade do pé em corrida.

Desenvolvimento da passada – Conceito Bipron, apoio de fadiga que favorece o controlo da pronação.

Visibilidade – Marcas refletoras à frente e atrás.

Vantagens/Desvantagens
Vantagens:
+ Amortecimento;
+ Proteção e Conforto;
+ Design Atractivo;
+ Durabilidade/manutenção das propriedades em carga;
+ Leveza (para competição).
+ Bolso para atacadores muito funcional
+ Boa capacidade de respiração

Avaliação A Minha Corrida

Áreas Avaliadas Pontuação (0 – 5)
Qualidade 5
Value of Money 5
Proteção e Conforto (Estabilidade/Amortecimento) 5
Performance (Resposta/Leveza) 4
Design/Estética 4,5
Tamanho/Ajuste 5
Pontuação Média 4,75

Recomendamos a um amigo?:

Website Decathlon: http://www.decathlon.pt/

Notas:

– Os testes foram efetuados por uma corredora leve (peso inferior a 70kg), com experiência na modalidade e na prática desportiva, com passada neutra.

– Este é um teste de poucas semanas. Não é possível avaliar com toda a fiabilidade/garantia todas as características técnicas, nomeadamente as relacionadas com a manutenção das características e performance, bem como a durabilidade. No entanto, até à data, a sapatilha está como nova, após várias sessões de treino. 

Fontes:

http://www.kalenji-running.com/pt-PT/

http://www.decathlon.pt/

Adaptação:

A Minha Corrida, www.aminhacorrida.com

Sofia Agostinho
atleta Aminhacorrida/Kalenji